Três mil toneladas de lixo são recolhidas durante carnaval em Cabo Frio

52

Cerca de três mil toneladas de lixo foram recolhidas durante carnaval em Cabo Frio. O trabalho de limpeza foi realizado por cerca de mil funcionários da Prefeitura, por meio da Comsercaf.

Durante os seis dias de folia, de sexta-feira (1) a Quarta de Cinzas (6), quase 500 mil turistas passaram pela cidade.

De acordo com a Prefeitura, também houve aumento na coleta de lixo hospitalar. Aproximadamente uma tonelada de resíduos foi retirada diariamente dos hospitais e clínicas locais, quantidade 20% menor do que na baixa temporada.

O trabalho de limpeza ganhou um reforço durante o Carnaval, com a instalação de novas lixeiras por todo o município e a utilização do caminhão-pipa que lavou as ruas com água de reúso cedida pela Prolagos. Nas praias, os principais acessos à areia receberam contêineres para que ao sair, o banhista pudesse depositar o lixo, de acordo com a Prefeitura.

Na orla da Praia do Forte, onde aconteceu a maior concentração de foliões da cidade, a Comsercaf começou a operar às 5h, onde 30 funcionários fizeram o recolhimento dos resíduos com o auxílio de quatro retroescavadeiras, oito caminhões caçamba e dois graneleiros.

Ainda segundo a Prefeitura, das 16h até 1h, outra equipe iniciava a limpeza da área do Bolsão da Juju até a Avenida Litorânea, local de concentração dos blocos. A Praia do Forte recebeu um mutirão de coleta duas vezes por dia: um com início às 5h e outro às 17h.

No Segundo Distrito e no Peró, a partir das 4h30, mais de 100 funcionários se dividiram para fazer a limpeza da orla e praia. As equipes também acompanharam os blocos para fazer a coleta do lixo descartado pelos foliões.

“Nossa equipe se dedicou muito para manter a cidade limpa. A chegada das lixeiras auxiliou o trabalho da companhia, trazendo conforto para moradores e turistas, que puderam contar com os equipamentos a cada 50 metros nas áreas de maior circulação de pessoas”, explicou Dario Guagliardi, presidente da autarquia.