Search
Close this search box.
117 fuzis incompletos achados na casa de amigo de Ronnie Lessa eram falsificados, mas funcionam, diz delegado

117 fuzis incompletos achados na casa de amigo de Ronnie Lessa eram falsificados, mas funcionam, diz delegado

Por Rlagos Notícias

13 de março de 2019

Compartilhar no WhatsApp

Todos os 117 fuzis M-16 incompletos achados na casa de Alexandre Mota de Souza Souza, amigo de Ronnie Lessa, são falsificados, de acordo com o delegado Marcus Amim, da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme).

Segundo investigadores, várias peças tinham sinalizações dos fabricantes HK e Colt, mas as marcas foram forjadas.
Apesar da falsificação, se montadas, as armas teriam o mesmo potencial destrutivo de um fuzil original. “Atira, mata e é uma replica muito bem feita”, explicou o delegado.

Na terça-feira (12), o policial militar Ronnie foi preso apontado pela polícia e pelo Ministério Público como o autor dos disparos que mataram a vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018 – o crime completa um ano na quinta-feira (14). A defesa de Lessa nega os crimes.

“As que estão com a inscrição da Colt são tão perfeitas que, num primeiro momento, achamos que seriam originais, mas também são falsas. Todas as réplicas muito bem feitas, acabamento excelente e matéria prima excelente também”, explicou Amim.

A polícia avaliou o valor total dos fuzis encontrados em R$ 3,5 milhões. Se estivessem completos, custariam cerca de R$ 4 milhões.

O delegado reforçou que o desenho industrial da plataforma M-16 está liberado para fabricação. Mas, nas armas apreendidas, há marcas HK e da Colt que foram gravadas indevidamente (sem autorização) das fabricantes nos equipamentos apreendidos.

As armas, todas novas, estavam desmontadas em caixas em um guarda-roupas – só faltavam os canos. A polícia investiga se Lessa trafica armas e escondia lá o material.

Nesta quarta, em uma nova operação, foi apreendida uma mesa com torno usada para montar fuzis. O material foi achado em um dos alvos da busca e apreensão.

M27

Entre os fuzis M-16 apreendidos na casa de Alexandre Mota de Souza, a polícia identificou alguns com a inscrição adulterada, indicando que seriam fuzis de outra plataforma, a HK M27, arma que pertence aos fuzileiros navais americanos. De acordo com o delegado, no entanto, trata-se de fato de um fuzil M-16.

Segundo a polícia, a inscrição M27 era usada, provavelmente, para agregar valor e confiabilidade ao equipamento. A falsificação faz ser descartada qualquer alegação de venda para colecionadores.

“Havia lower receivers, da Colt do Canadá. Os que estão com a inscrição HK são fakes. São montagens, são feitos em outro país e recebem aquele crivo ali. Todos (os fuzis apreendidos) são plataforma M16. O Colt M16 é um design que já teve a patente quebrada. Mas são todos da plataforma M16 sim, tanto os que tem a inscrição HK quanto os Colts do Canadá”, explicou o delegado.

Maior apreensão do RJ

Segundo o secretário de Polícia Civil, Marcos Vinícius Braga, esta foi a maior apreensão de fuzis da história do Rio, superando inclusive a feita no aeroporto Internacional do Rio em 2017. Na ocasião, foram encontradas 60 armas vindas dos EUA dentro de aquecedores de piscinas. Em 2019, a PM apreendeu, de 1º de janeiro até esta segunda, 100 fuzis.

O dono da casa, Alexandre Mota de Souza, afirmou para os policiais que Ronnie, seu amigo de infância, entregou as caixas e pediu para guardá-las e não abri-las. Alexandre acabou preso por suspeita de tráfico de armas (veja no vídeo abaixo o momento em que agentes abrem caixas e Alexandre diz não saber que havia armas).

A polícia chegou a Ronnie Lessa rastreando uma lancha que seria dele, mas que estava no nome de Alexandre.

“Alexandre é amigo do Lessa há anos e ele fez apenas um favor em colocar essas encomendas, porque ele não sabia do que se tratava, no seu apartamento. Ele ficou surpreso ao saber do conteúdo, mas ele não tem nada a ver com esse episódio lamentável da vereadora”, disse seu advogado.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

13 de março de 2019

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!