Comemoração dos 176 anos de Petrópolis,tem bolo e homenagens

43

A Cidade Imperial completou 176 anos neste sábado (16) e, para comemorar a data, a população se reuniu na Praça Dom Pedro, no Centro de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, para cantar parabéns para a aniversariante.

A festa teve direito a bolo e homenagens a D. Pedro II, que idealizou a cidade, e ao major Júlio Frederico Koeler, que projetou Petrópolis.

Depois dos parabéns, cantado ao vivo no RJ1, houve uma distribuição de cerca de 100 quilos de bolo para a população que estava presente no Centro Histórico. Segundo a Prefeitura, mil fatias foram distribuídas.


Mil fatias de bolo foram distribuídas no Centro Histórico em comemoração aos 176 anos de Petrópolis, no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

As comemorações começaram pela manhã, com a celebração de uma missa na Catedral São Pedro de Alcântara, pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão. Depois, foi feita a homenagem para Koeler na Praça Princesa Isabel, onde estão os restos mortais do alemão naturalizado brasileiro.

A homenagem a D. Pedro II foi realizada na Praça D. Pedro, em frente à estátua do Imperador.

O prefeito Bernardo Rossi participou de toda a cerimônia e parabenizou a cidade.

“Não podemos esquecer nunca do nosso passado, das nossas raízes, de quem ajudou a construir a cidade, mas usar esses exemplos para nos inspiramos a fazer melhor no presente e no futuro. Temos muito o que nos orgulharmos de Petrópolis, e parabenizá-la pelos seus 176 anos”, disse o prefeito.

Ainda neste sábado, um culto solene será celebrado as 19h no Palácio de Cristal para encerrar o dia de comemorações.

Mais programação

Neste domingo (17), serão realizadas atividades recreativas e de lazer voltadas para o público infantil, das 8h às 16h, na Rua do Imperador, no trecho entre a Praça Dom Pedro e a Rua Marechal Deodoro. As atividades são uma parceria do Sesc com a prefeitura.

Ainda no domingo, a partir das 9h, será realizada a Copa Imperial de Basquete, no Centro de Iniciação ao Esporte, no Caxambu.