Moradores fazem vaquinha para ter rua asfaltada em São Pedro da Aldeia

60

Se a prefeitura não roubasse tanto o dinheiro,dava de sobra para a fazer essas obras, agora é um absurdo o povo que paga impostos em dia ter que tira de seus bolsos dinheiro para asfalta uma rua que é obrigação da prefeitura e do governo federal,lamentável uma situação dessa.

Moradores da Rua Wilson Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, em São Pedro da Aldeia, decidiram não esperar mais e se uniram para custear a obra no valor de R$ 6 mil para a pavimentação de um trecho de terra com 15 casas.

A colocação do asfalto completou uma semana nesta sexta-feira (29), o que deixa os moradores mais tranquilos, especialmente com os 90% de possibilidade de chuva previstos para a cidade, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a população do local, a lama gerada após cada episódio de chuva aumentava ainda mais o sofrimento de quem precisava passar de carro ou a pé. A via estava tomada por buracos.

“A nossa rua era conhecida como a pior rua do bairro por conta dos buracos e pedras. Ela era chamada de Rua do Buraco”, relata Roberto de Jesus, que contribuiu para a obra.

Ao todo, 15 famílias participaram da “vaquinha”. Cada casa contribuiu com R$ 300.

Roberto contou com a ajuda de outro morador para a pesquisa de preços e parte dos moradores concordou com a realização da obra.

“Nem chegamos a falar com a Prefeitura para pedir permissão. O órgão não liga para a nossa rua há mais ou menos 35 anos. Estávamos abandonados. Fizemos algo em benefício próprio”, comenta ele.

Uma das moradoras da localidade afirma que chegou a ir na Prefeitura para questionar sobre a situação da rua, mas foi informada de que o local constava como asfaltado no registro do órgão.

A moradora Mariane Siqueira já percebe a diferença com uma semana de asfalto. Ela conta que o que mais chamou a atenção dela foi a união dos moradores.

“Eu fiquei surpresa ao saber que os moradores iam se unir e investir financeiramente para amenizar os problemas da rua. Cansamos de ouvir promessas sem a ação governamental efetiva”, comenta Mariane.

Ao Rlagosnoticias, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia disse que o município não tem recursos financeiros suficientes para atender parte da demanda de serviços pleiteados pela população, e que para isso, são firmados convênios com os governos estadual e federal.

A Prefeitura ainda disse que a secretaria elabora projetos para drenagem e pavimentação de várias ruas da cidade, incluindo as do bairro Porto do Carro. Porém ainda aguarda a liberação de recursos para executar as obras.