“Absurdo” Prolagos despeja esgoto em Canal de Cabo Frio e atingi a Praia da Ilha de Japonês

54

A Prefeitura de Cabo Frio,afirmou que vai multar a Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto na cidade, em R$ 1,5 milhão por despejo irregular de esgoto no Canal do Itajuru.

Segundo a Prefeitura, a infração da concessionária atingiu a Ilha do Japonês e a Praia do Forte. Imagens aéreas registradas por um drone mostraram a água do canal com tons de verde e marrom no último sábado (30).

No sábado, a Prefeitura de Cabo Frio disse que a coloração da água aconteceu por causa da presença de algas. Porém, na manhã desta segunda (1º), uma reunião da Prefeitura com a Procuradoria e os secretários decidiu pela multa à Prolagos após a confirmação da poluição.

A Prefeitura explicou que o valor da multa foi estipulado com base no artigo 45 da Lei Ordinária 2.330/2010, que diz que “poluir, por qualquer forma ou meio, o solo ou corpos hídricos, dificultando ou impedindo, ainda que temporariamente, o seu uso, em desacordo com os padrões estabelecidos na legislação vigente”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Coordenadoria de Meio Ambiente vai emitir um laudo técnico sobre as condições da água para embasar a multa.

O prefeito Adriano Moreno disse que não deve haver impunidade em um assunto como a poluição das águas.

“As pessoas se banham, tiram o sustento da lagoa e uma ação dessas não pode ficar impune. A empresa será multada e cobraremos medidas para evitar que situações como essa se repitam, como vem acontecendo”, afirmou.

A Prolagos informou, por meio de nota, que todo o sistema de esgotamento sanitário opera de acordo com a legislação vigente. A concessionária disse ainda que foi notificada na tarde desta segunda-feira e irá recorrer dentro do prazo estabelecido.