Search
Close this search box.
Primeiro dia de blitz do Detran para avaliar estado dos veículos surpreende motoristas

Primeiro dia de blitz do Detran para avaliar estado dos veículos surpreende motoristas

Por Rlagos Notícias

8 de abril de 2019

Compartilhar no WhatsApp

O primeiro dia de blitzes da operação Detran Seguro pegou motoristas de surpresa. Até o meio da manhã desta segunda-feira, três veículos em situação irregular foram removidos para o pátio do Detro, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Foram dois carros e uma motocicleta. Os veículos são parados para conferência da documentação e do estado. O vice-presidente do Detran, o delegado federal Marcelo Bertolucci, informou que nesse primeiro momento motoristas de veículos flagrados em mau estado de conservação, como pneus carecas e para-brisas rachados, por exemplo, estão tendo até o fim da blitz para resolverem os problemas no local. Se nesse tempo não forem sanadas as irregularidades, o veículo será rebocado.

Foi o que aconteceu com o Santana Quantum LIV-9244, da Serralheria Transportaço. Parado numa das três blitz que acontecem simultaneamente na cidade, na região metropolitana e no interior, o veículo foi flagrado com três pneus carecas. Com o prazo de uma hora para resolver os problemas, os três funcionários acabaram desistindo e o veículo foi rebocado.

 Acho uma boa trabalhar dessa forma dando tempo para que os motoristas resolvam os problemas na hora. Mas não conseguimos os três pneus em tempo hábil e infelizmente estamos indo embora a pé – lamentou o serralheiro Maicon Francisco da Silva Almeida, de 35 anos.

Um caso inusitado, mas que foi resolvido com bom senso aconteceu quando a câmera inteligente (OCR) que envia dados sobre os veículos e os motoristas que passam ao sistema do Detran, flagrou o Astra de placa LPQ – 9957, cujo motorista está com a carteira de habilitação suspensa. O veículo possui cinco autuações. Apesar disso, como o motorista transportava uma deficiente visual, ele foi liberado com a chegada de um motorista em situação regular.

– A situação do motorista vai se agravar junto ao Detran, mas o bom senso nos fez liberar o veículo para não constranger a pessoa debilitada – comentou o vice-presidente do Detran, Marcelo Bertolucci.

O presidente do órgão, Luiz Carlos das Neves, explicou que o Detran seguro observa sete itens dos veículos que precisam estar ok.

– Vidros, lataria, faróis, setas, placas, pneus e o kit gás devem estar funcionando e em bom estado de conservação. O foco do Detran é proporcionar um trânsito seguro. Esse é o nosso objetivo e por isso o nome da operação.

O que nós queremos é trazer o motorista para o nosso lado e que ele se conscientize de que o veículo deve estar em plenas condições que garanta a sua segurança e não coloque em risco a vida das pessoas.

As operações serão diárias e ocorrerão até mesmo nos sábados e domingos, explicou o presidente do Detran:

– Começamos com três no municípios, na Região Metropolitana e no interior com operações das 9h ao meio-dia e, à tarde, das 13h às 17h. E vamos aumentar gradativamente. Acredito que isso vai melhorar a situação. O foco é muito mais na orientação do que na repressão. Esse é o principal objetivo do Detran.

A gente quer tirar aquela pecha, aquela imagem de um órgão repressor. Queremos que o motorista se conscientize e lute por um trânsito mais seguro – disse o presidente do Detran, que participou do início de uma das operações.

Os motoristas que são flagrados com alguma irregularidade que não ponha em risco o trânsito de veículos, como licenciamento atrasado e faróis danificados verificados durante o dia, por exemplo, recebem um check list, um documento do Detran que não autoriza o infrator a circular com seu veículo.

– Ele deve recolher seu veículo em casa e procurar um dos postos do Detran para resolver a situação. Se for pego em outra blitz terá o veículo apreendido – explicou o vice-presidente do órgão.

O analista de sistemas José Carlos Mendes foi parado com seu Chevette 1988 de placa LGZ-2475. O estado de conservação do carro foi considerado bom e a documentação do motorista está ok. Mesmo assim, ele aguardou a entrega de um check list, que nesse caso funciona apenas como um documento que comprova que ele foi submetido a uma blitz.

Fonte: Jornal Extra

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

8 de abril de 2019

Notícias relacionadas

Nenhum post encontrado.
Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!