Novo Conselho da Saúde de Cabo Frio é eleito

44

O prefeito Dr. Adriano abriu nesta quarta-feira (17) a oitava edição da Conferência Municipal de Saúde de Cabo Frio.

O encontro promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) teve o tema “Democracia e Saúde; Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A conferência teve início às, 9h e durou até as 19h, e foram divididos em quatro eixos temáticos: Saúde como direito; Financiamento do SUS em relação público/privado visando à sua consolidação; Saúde Mental e Atenção Básica. As propostas surgidas durante os painéis são votadas em uma plenária final.

Após os discursos, foi lido o Regimento Interno da conferência, para o qual foram sugeridas alterações pelos delegados presentes.

Ao longo de sua história, o Conselho Nacional de Saúde caracterizou-se como um colegiado formado por especialistas em assuntos de saúde pública, com caráter consultivo e normativo, ou seja, estabelecia normas e diretrizes técnicas assim como emitia pareceres sempre que convocado. assim permaneceu, com algumas modificações até 1990, quando, por meio do Decreto n.º 99438, foi criado o novo Conselho Nacional de Saúde, com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Além de congregar diversos segmentos da sociedade, este novo CNS passou a ter caráter deliberativo, podendo analisar e deliberar sobre assuntos de saúde pública, via resoluções, que devem ser adotadas pelo Ministério da Saúde.

A redação do Rlagos Notícias,esteve presente e acompanhou tudo de perto apesar de uma confusão básica que rolou no começo tudo foi controlado.

Entraram: Unimacaf, Ass Palmeiras/Siq, Fomacaf,Appaa,Amutam,Colinas do Peró,Canto do Forte,Ass.J.Esperança,Cdc, Clinica Radiologia, Sind Saúde,ASPEF,Conselho de Psicologia e Sindicaf, estes grupos fazem parte do novo Conselho de Saúde de Cabo Frio, que foi votado na tarde desta Quarta Feira na Universidade Veigas