Search
Close this search box.
Cremerj afirma em nota que Hospital Continua interditado

Cremerj afirma em nota que Hospital Continua interditado

Por Rlagos Notícias

17 de maio de 2019

Compartilhar no WhatsApp

O plenário do Cremerj recebeu, nesta quinta-feira, 16, uma carta de intenções, assinada pela prefeitura de Cabo Frio, após interdição do Cremerj no Hospital Municipal da Mulher de Cabo Frio, ocorrida no mesmo dia. O documento, no entanto, não demonstra nenhuma ação imediata nem efetiva para combater o risco de morte iminente na unidade, onde já aconteceram de janeiro a março deste ano, 16 mortes de bebês, de acordo com dados do próprio hospital.

Diante disto, a decisão de interdição da unidade foi reiterada em plenária, na noite desta quinta-feira. Por este motivo, os médicos que atuarem no hospital, durante a vigência da interdição, incorrem em infração ética, podendo ser responsabilizados pelo Conselho.

O Cremerj reafirma que a carta de intenções, enviada pela prefeitura, não é um documento válido e que teve o comprometimento de notificar a unidade, assim como seus gestores, sete vezes antes de interditar o local. Os avisos ocorreram desde outubro de 2018.

O Conselho ainda destaca seu compromisso com a segurança do atendimento da população e a boa prática da medicina.


Cabe-nos enfatizar que o Código de Ética Médica deixa claro que é VEDADO aos Médicos atenderem durante vigência da interdição e se assim o fizeram incorrerão nas seguintes infrações previstas no Código de Ética:

Art. 17. Deixar de cumprir, salvo por motivo justo, as normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina e de atender às suas requisições administrativas, intimações ou notificações no prazo determinado.

Art. 18. Desobedecer aos acórdãos e às resoluções dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina ou desrespeitá-los.

Ainda, cabe-nos lembrar que ao Médico que delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica são punidos conforme previsto no artigo 2 do Código de Ética Medica.

As denúncias recebidas pelo CREMERJ serão avaliadas pelo setor de Processo Ético Profissional.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

17 de maio de 2019

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!