Search
Close this search box.
Instituições repudiam assassinato de jornalista em Maricá,’atentado contra a liberdade de expressão’

Instituições repudiam assassinato de jornalista em Maricá,’atentado contra a liberdade de expressão’

Por Rlagos Notícias

19 de junho de 2019

Compartilhar no WhatsApp

Instituições manifestaram indignação e repúdio ao assassinato do jornalista Romário Barros, de 31 anos, do portal Lei Seca Maricá. Ele foi morto a tiros na cidade do interior do Rio na noite desta terça-feira (18). A polícia está investigando o crime.

O jornalista será velado na Câmara de Vereadores de Maricá, a partir das 15h. O enterro será às 18h, no Cemitério Municipal de Maricá.

Romário é o segundo jornalista assassinado na cidade em menos de um mês. No dia 25, Robson Giorno, dono do jornal “O Maricá”, foi morto perto de sua casa.

A Prefeitura da cidade considerou o assassinato como “Um atentado contra a liberdade de expressão”. O município manifestou sua indignação e pediu investigação imediata e punição dos responsáveis.

“Maricá não é nem nunca será o santuário para delinquentes de qualquer espécie. Reforçamos nosso inteiro compromisso com a liberdade de imprensa e de expressão. Qualquer ato de violência deve ser repudiado. Reafirmamos ainda nossa permanente preocupação com a segurança de todos os que vivem e trabalham no município”, informou o município.

O Prefeito da cidade Fabiano Horta disse que: “É inaceitável que em menos de um mês a cidade esteja passando pela segunda morte de um jornalista. Vamos cobrar uma ação rápida e efetiva do Estado para que os crimes sejam solucionados e uma resposta seja dada às famílias e a sociedade”.

Fabiano destacou ainda: “Não aceitaremos a impunidade. O povo de Maricá cobrará uma resposta rápida e assertiva desses assassinatos. A cidade sente e manifestamos os sentimentos à família’, afirmou.

Luto

A Câmara de Vereadores de Maricá decretou luto de três dias pela morte do jornalista e emitiu uma nota repudiando o crime:

“Ataques à imprensa são verdadeiras afrontas ao Estado Democrático de Direito e à liberdade de expressão. Exige-se uma rápida apuração e punição aos envolvidos nestes dois crimes brutais ocorridos na cidade em menos de um mês.

A Casa de Leis é guardiã da democracia e da vontade popular. A imprensa é aliada dos princípios democráticos. Que o Estado e as autoridades policiais deem respostas rápidas à sociedade. Os vereadores prestam suas homenagens aos familiares neste momento de dor”.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro também lamentou e manifestou solidariedade à família do jornalista. Além disso, pediu medidas urgentes para elucidação do crime.

“O Sindicato dos Jornalistas reafirma que, apesar desta lamentável estatística de crimes contra jornalistas, nada vai calar a liberdade de Imprensa e o exercício da profissão.

No último dia 25, o proprietário do Jornal Maricá, Robson Giorno, também foi assassinado. São dois crimes contra jornalistas em menos de um mês, na mesma cidade de Maricá.

É hora de dar um basta na violência, na intolerância, naqueles que acham que pela força, pela violência, pelo assassinato, vão calar os jornalistas, vão intimidar a Imprensa, vão acabar com o direito constitucional da liberdade de expressão e da Democracia”.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

19 de junho de 2019

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!