Cabo Frio,vai receber o 1º Fórum de Combate ao Aedes aegypti

Compartilhar

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental vai realizar nesta terça-feira (25), o 1º Fórum da Região dos Lagos “Conhecendo o Aedes aegypti – Formas de Prevenção e Combate”. O evento é gratuito e ocorrerá às 14h, no auditório da Ferlagos.

O tema central do fórum é o desenvolvimento e o ciclo de vida do mosquito transmissor das arboviroses urbanas Dengue, Zika e Chikungunya.

Também serão abordadas as formas prevenção e combate. O fórum será dirigido pelos palestrantes Genilton Vieira, Físico e chefe do Serviço de Produção e Tratamento de Imagem da Fiocruz; Maulori Currie, Farmacêutico e Bioquímico e Fabio Castelo, PHD, Biólogo, Entomologista, especializado em manejo de vetores e pragas.

Um filme sobre o desenvolvimento do Aedes aegypti será apresentado para esclarecer as dúvidas sobre a proliferação desordenada, bem como a importância das formas individuais e coletivas de prevenção.

Serão abordadas ainda as inovações no controle químico com a utilização da metodologia de ultra baixo volume (UBV), com o inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde.

“Os inseticidas agora são diluídos em água e não mais em óleo para um menor dano ambiental e, por isso, não há mais fumaça quando o carro fumacê passa. O intuito desse Fórum é conseguir multiplicar e esclarecer todas as dúvidas da população da Região dos Lagos”, explicou Andreia Nogueira, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental.

A Ferlagos fica localizada na Avenida Júlia Kubistcheck, número 80, no bairro Jardim Flamboyant.

Comentários