Search
Close this search box.
Sociedade cabofriense irá se reunir para abraçar a Fazenda Campos Novos em Cabo Frio

Sociedade cabofriense irá se reunir para abraçar a Fazenda Campos Novos em Cabo Frio

Por Rlagos Notícias

22 de julho de 2019

Compartilhar no WhatsApp

Um grande evento à favor da cultura de nosso município , vem sendo organizado por importantes membros da sociedade civil de Cabo Frio.

A ideia nasceu de um grande sentimento de preservação da  nossa história , a frente desse movimento de união e amor está Dr. Rogério Carvalho  advogado atuante em causas nobres , reuniu diversas personalidades da cidade tais como : Zenilda Teca , Vini , Tiano , Rejane Jorge , Patricia Cardinot entre outros.

A intenção do abraço à fazenda , é chamar a atenção das autoridades e da população para importância da preservação histórica e cultural do local.

O Evento vai acontecer na quarta-feira ( 31 ) às 15:00h

A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasil, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense.

Localiza-se no distrito de Tamoios, Cabo Frio (RJ), entre os municípios de São Pedro e Casimiro de Abreu, numa elevação da planície pantanosa dos rios Una e São João, junto ao caminho colonial que ligava Campos dos Goytacazes ao Rio de Janeiro, cultivou café e açúcar.

Parte de sua produção açucareira era transportada pela estrada de São Jacinto em carro-de-boi até o Porto do Carro, às margens da Lagoa de Araruama

Em novembro de 2011, o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan).

Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 – todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.

As terras da Fazenda Campos Novos tinham “de testada quatro léguas e meia principiando a mesma no sítio chamado de Genipapo partindo da parte do Norte com os moradores da baía Formosa, do Sul com as terras da aldeia dos índios de São Pedro e da do Norte correndo rumo ao Nordeste por costa do mesmo mar até a praia do Rio de São João e do Poente com o sertão até intestar nas terras de Bacaxá”

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

22 de julho de 2019

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!