Search
Close this search box.
MPRJ prende bombeiros suspeitos de fraudar licenças para empreendimentos em Campos dos Goytacazes

MPRJ prende bombeiros suspeitos de fraudar licenças para empreendimentos em Campos dos Goytacazes

Por Rlagos Notícias

30 de julho de 2019

Compartilhar no WhatsApp

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) prendeu três bombeiros militares suspeitos de operar um esquema fraudulento de concessão de licenças para empreendimentos em Campos dos Goytacazes.

A Operação Halligan foi realizada nesta terça-feira (30) e os bombeiros foram presos em bairros do Rio de Janeiro. Dinheiro, cheque, arma, munições e celulares foram apreendidos na casa de um dos suspeitos, em Campos.

A ação foi feita por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

Segundo o MP, entre abril de 2015 e setembro de 2017, os denunciados operavam esquema em que cobravam altos valores de empresários locais sujeitos à sua fiscalização para realizar o procedimento de legalização de seus negócios junto ao Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com o órgão, a denúncia demonstra que durante as investigações foram analisados 36 procedimentos nos quais foi possível observar o esquema.

Segundo as investigações, empresários do ramo de cerâmica eram cooptados por pelo proprietário de um escritório de legalização de empreendimentos junto ao Corpo de Bombeiros. Ele cobrava valores na casa dos R$ 30 mil para providenciar a regularização, sendo que o custo real ficava em torno de R$ 2 mil e o restante do dinheiro era apropriado por ele repassado aos demais integrantes do grupo.

“Embora a obtenção do certificado de aprovação demandasse uma série de etapas, no esquema criminoso, os laudos e certificados eram expedidos no mesmo dia, sem o cumprimento de normas, de qualquer regra procedimental e fiscalização, o que coloca toda a sociedade local sob risco de acidentes”, disse o MPRJ.

Segundo o MPRJ, foram denunciados os coronéis bombeiros militares Kleber Fernandes dos Santos e Luis Eduardo Firmino dos Santos e o subtenente bombeiro militar Nilson Rocha.

Os bombeiros foram denunciados por corrupção ativa, corrupção passiva, falsificação de documento e falsidade ideológica. A denúncia foi recebida e as prisões decretadas pelo Juízo da Auditoria Militar.

“À época, o denunciado Kleber comandava o 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Campos e Luis Eduardo ocupava o cargo de Comandante Intermediário do Comando do Corpo de Bombeiros de Área Norte-CBA IV – Norte Noroeste.

Os dois, sob articulação do subtenente Nilson (já reformado na época), constrangeram outros oficiais e praças da Seção de Serviços Técnicos a agir de modo ilegal para aprovar projetos contra incêndio e pânico de diversas edificações locais, sem a devida documentação, vistorias nas edificações e dispositivos preventivos necessários”, divulgou o órgão.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que “não compactua com atos ilícitos ou atos que vão de encontro à ética, à moral e aos bons costumes” e que a instituição está à disposição para colaborar com as investigações.

“Tão logo seja comunicada oficialmente pelas autoridades competentes, um procedimento interno será aberto em desfavor dos militares envolvidos”, diz parte da nota.

Fonte: G1.com

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

30 de julho de 2019

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!