Novo GOLPE em Cabo Frio “Fraudes cibernéticas e crimes de engenharia social”

75

O golpe do falso motoboy está fazendo vítimas em Cabo Frio, as vitimas recebem um telefonema do fraudador se passando por um funcionário de seu banco ou da sua operadora do cartão de crédito, fala sobre compras que certamente você não fez te deixando desestabilizado devido valores altos pedem pra ligar na central 0800 que consta no verso do seu cartão e ao efetuar a ligação para pedir o bloqueio, sua ligação é desviada para o golpista.

Esse suposto atendente informa que o cartão foi clonado e que precisa de algumas informações pessoais e do banco para cancelar as irregularidades e solicitar um novo cartão.

Assim, a pessoa é induzida a informar sua senha bancária e por fim, o golpista pede que ela entregue o cartão cortado ao portador que será enviado à sua casa, neste caso, o MOTOBOY ao receber seus dados e o cartão sai fazendo compras.

Ligamos para uma operadora de cartão para nos informar sobre o golpe e eles informam que não oferecem serviço de busca de cartões de clientes para perícia e não solicita a digitação de senhas em ligações feitas aos clientes.

O cliente, ao receber uma chamada telefônica em que forem solicitadas suas senhas, deve desligar o telefone e procurar uma agência ou um caixa eletrônico para alterá-las, mesmo que não as tenha informado.

Se durante alguma ligação o cliente for orientado a entrar em contato com a central de atendimento do banco, é recomendado aguardar cinco minutos para realizar a ligação ou utilizar outro número de telefone para fazer a chamada.

As vitimas devem procurar a polícia e denunciar para eles tentarem mapear a origem desses estelionatários.

Como se proteger e ficar longe desses golpes?

Com golpes cada vez mais sofisticados e com novas formas de praticá-los, a dúvida que fica é sempre a mesma: como se proteger e evitar esse tipo de golpe? O mais importante é manter-se atento a algumas questões práticas e de segurança.

Confira nossas dicas de proteção que irão te ajudar a ficar longe das fraudes e golpes com cartões de crédito!

 Fique atento aos quesitos de segurança do cartão
 Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail
 Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados
 Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões
 Nunca informe a sua senha ou dados do cartão a outras pessoas
 Fique atento aos SMS de acompanhamento
 Observe os sites antes de comprar pela internet
 Acompanhe sempre o seu extrato de despesas
 Mantenha o seu cadastro atualizado
 Fique atento!