Museu do Afeto propõe o universo das memórias familiares com Historias nas xícaras.

Compartilhar

Museu do Afeto.

A idéia original é inspirada no acervo da matriarca Léa Borges (in memoriam), chamada aqui de Mama Matrix. A partir da iniciativa internacional do Museu da Empatia, o Museu do Afeto propõe o universo das memórias familiares, como lugar de preservação e manutenção dos laços de Afeto, trazendo para o primeiro plano o cenário familiar como berço da arte e da convivência: Da arte da convivência.

“Matrix relacionais diversas poderão ser experimentadas, gerando um movimento de resgate dos laços próprios de cada “atelier do afeto”: a família matrix que carregamos em nós”, diz a filha Susiane Borges, que responde pela concepção da proposta.

O Museu do Afeto é uma proposta de Museologia Social, cujo desafio é ser um espaço vivo e de inovação. É também um Núcleo de Pesquisa Latino-Americano para Estudo do Afeto, que visa catalogar e estudar o fenômeno afetivo nas sociedades.

Museu do Afeto.

Instalado no Mezanino da Casa dos Borges, onde a Mama Matrix fazia sua arte manual em pontos diversos, o Café do Afeto tem a missão de viabilizar recursos financeiros para a estrutura do Museu do Afeto e do Museu Interativo da Música.

Livraria Cultura Do Amanhã.

O Café do Afeto tem uma Livraria que fomenta a leitura em parceria com o projeto Gotas do Saber, vendendo livros usados por um valor/doação, ampliando assim, o acesso à leitura.

A Livraria é um ponto permanente da Intervenção Urbana “Cultura do Amanhã” e está aberta para escritores locais comercializarem seu trabalho.

Historias nas xícaras.

Xícaras que contam a história das famílias a quais pertenceram, através de um pergaminho realize com as informações mais significativas da identidade que representam. As xícaras doadas farão parte permanente do Museu do Afeto e cada história comporá a Antologia História nas Xícaras (Livro Digital). Será escolhida uma xícara-história para representar a Edição de Inauguração no Programa Falando Francamente com Juarez Volotão.

Programação – Café Colonial – R$20.00
O evento Café Colonial com Sarau é restrito a adultos: maiores de 18 anos.

Representante:
Churras Burguer Gastroartes – Paulo Victor Soares
Diretora Cultural – Dra Susiane Borges.

18h – Abertura
18:15h – Essa Casa Tem História – Jorge Lopes Borges
18:30h – Sarau ALACAF – Academia Cabofriense de Letras
19:15h – História do Lar Café – Adalberto
19:30h – Cultura do Amanhã – Livraria
19:40h – História nas Xícaras
20h – Encerramento

Intervalo – Ingresso R$10.00
20:30h – Musical Valsas Brasileiras
O Café do Afeto integra a Plataforma GastroArtes do Churras Burguer Cabo Frio.

Churras Burguer – GastroArtes

Localizado no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, o Churras Burguer GastroArtes é hoje o inovador espaço de gastronomia artesanal que alia o conceito de alimentar o corpo e alimentar a alma.

Em parceria com Fábrica de Música Produções, gastronomia e arte se casam e habitam a belíssima arquitetura da casa dos Borges, trazendo o primeiro Museu de Interações Abertas da Região dos Lagos.

Conta com ambientes-nichos diversificados, acervo de arte e objetos históricos da Matrix (in memorian) Léa Borges, o Museu Interativo da Música e imagens da região, além do acolhimento à Mostras Itinerantes.
O compromisso com a sustentabilidade ambiental está presente na manufatura e produção da série Churras Burger e no ambiente bucólico e tranqüilo dos jardins, dentro e ao redor da sua nova casa na cidade.

Palmeira Gold Turist
O Projeto Palmeiras Gold Turist visa valorizar a história e a vocação turística do bairro das Palmeiras, dando visibilidade à sua riqueza cultural e potencializar a presença do bairro na rota turística da Região: Eventos e Museus da Plataforma GastroArtes do Churras Burguer Cabo Frio.

Churras Burguer GastroArtes:
Rua Paraná 316, Palmeiras-Cabo Frio-RJ

Funcionamento:
Todos os dias, exceto quarta-feira, de 19 às 24h.

Comentários