Colunista Ellen Mello / Você sabe o que significa a palavra MEI ? E muito mais.

Compartilhar
Colunista Ellen Mello


MEI significa MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL.

O que é MEI?

Se você quer começar um negocio ou já trabalha por sua conta e fatura até 81.000,00 (Oitenta e um mil reais) por ano, você pode ser um MEI. Muitas pessoas têm suas profissões, mas por desconhecer as possibilidades atuam de maneira irregular ou menos econômica, perdendo a chance de se formalizar como MEI.

Todo processo de abertura de MEI é gratuito e poderá ser feito pela internet, na hora você já terá o seu CNPJ, e com ele você poderá ter acesso á varias novas oportunidades e empreender, tendo facilidades de linhas de créditos, venda para empresas e vários serviços bancários.

MEI – não precisa apresentar contabilidade formal, mas o suporte de um contador é necessário por conta das obrigações com o fisco. O profissional da contabilidade é uma das figuras mais importantes de uma empresa e também do MEI. É ele quem cuida, orienta e auxilia, ajudando a você se organizar, fazer controle mensal e a sua empresa crescer.

O MEI deve fazer a declaração anual do valor faturado no ano anterior, apresentando a DASN-SiMEI até o dia 31 de maio do ano subseqüente. Você poderá contar com a ajuda de um Profissional da Contabilidade, ele é a pessoa certa para te auxiliar. Você empreendedor não está isento da obrigação de IRPF (Imposto de Renda Pessoa física) e deverá fazê-la.

Sendo MEI você pagará um imposto mensal fixo de valor bem reduzido, e poderá ter um empregado registrado.

As vantagens de ser um MEI são: Aposentadoria por idade, por Invalidez, auxilia doença, salário maternidade, pensão por morte, auxilio reclusão, além, claro, da formalização do seu negócio e possibilidade de negociar com empresas.

Você terá sua Nota Fiscal e será possível ainda prestar serviços para órgãos públicos.

Vale à pena lembrar que muitos empresários começaram com pequenos negócios e hoje são empresas de destaque em nosso PAÍS.

E você depois de ler essa matéria vai ficar ai na informalidade, tenha coragem, aumente o seu negócio, e comece pelo MEI.

Quer ajuda??? Procure um profissional de Contabilidade para ajudá-lo ou o SEBRAE. Vamos lá

Um abraço e até a próxima semana.

Colunista Ellen Mello

Um toque de contabilidade.

Comentários