INCLUSÃO, SUPERAÇÃO E MUITO JIU JITSU NA VEIA!!!

Compartilhar

Onde tudo começou…

Alimentando um antigo sonho, de realizar um trabalho social com crianças especiais, foi que em novembro de 2015, o casal Pâmela Canabal e seu marido, o professor de Jiu Jitsu Gugu, como é tão carinhosamente conhecido, na cidade de Teresópolis, decidiram que era hora de iniciar o projeto, que faria diferença na vida de muitas crianças e jovens, pessoas com síndrome de Down, na cidade de Teresópolis. Nascia ali, o PROJETO SUPERAÇÃO.

O casal procura então, uma entidade chamada ASSIND (Associação Síndrome de Down) em Teresópolis, onde Pâmela, por ser assistente social, já havia sido voluntária em campanhas e eventos, conhecendo o bom trabalho ali realizado.

Apresentaram então, o projeto que foi muito bem recebido pela presidente da instituição, a Sra. Cinthia Mathias. O próximo passo seria a aquisição de tatames e quimonos.

Assim, deu-se início a uma campanha com amigos, para a arrecadação de valores, para a compra desse material. A amiga e voluntária Eduarda Veríssimo, acreditou na idéia, e providenciou camisas com o slogan “VIVER”, que foram vendidas por outros amigos e voluntários, com o intuito da arrecadação de fundos, para a compra do tatame, onde também, o professor Gugu tratou ir atrás de quimonos por doação com seus amigos praticantes do jiu-jítsu.

A campanha foi um sucesso, e em dezembro do mesmo ano, foi realizada uma festa na Assind onde foi anunciada a entrega dos tatames, oficialização do início das aulas de jiu jitsu Down e abertura de matrículas, para as crianças e jovens da instituição. Reuniões com familiares foram feitas, a fim de explicar o objetivo do projeto, sanar dúvidas e possíveis preocupações por parte dos pais, em relação a todas as novidades apresentadas.

Como tudo aconteceu…

No dia 24 de março de 2016 o primeiro treino aconteceu, em uma sala na Assind. Somente alguns alunos tinham quimono. O foco desse treino foram exercícios de equilíbrio e coordenação motora… ali naquela pequena sala, campeões da vida estavam sendo forjados…porquê alguém acreditou que podiam.

Em abril de 2017, o empresário Fábio Cuppelo e o professor de jiu jitsu Hélio Soneca, apóiam a proposta que o projeto Superação apresenta, e convidam o professor Gugu, para estar com todos os alunos, treinando nas dependências da Academia Helio Soneca Brazilian Jiu Jitsu (anexo à Cupello Seguros) e em 18 de maio de 2017, uma nova etapa do projeto ganha vida, com esse espaço próprio para a prática do jiu jitsu. As aulas passam a ser ministradas dois dias na semana, onde cabe aqui, um agradecimento a empresa New Group Telecom – NGT, que além de patrocinar o projeto, permite que seu funcionário, o professor Gugu, tenha um horário reduzido, a fim de conseguir ministrar as aulas nos horários de treino.

O projeto toma corpo e à medida, em que isso ocorre, profissionais e atletas de artes marciais tomam conhecimento, e se interessam pelo projeto.
Em julho de 2017 o projeto Superação sob a liderança do professor Gugu, recebe um convite de Kyra Gracie, para participar de um evento que estava promovendo, o GRACIE PRO realizado na Arena Olímpica, onde a equipe foi recebida por toda a família Gracie. Lá, nossa equipe conheceu a campeã mundial de jiu jituso Tayane Porfirio.

Em Setembro de 2017 através do convite do professor André Seabra, os atletas do projeto Superação, participam no Grajaú Tênis Clube de seu primeiro campeonato, competindo. Lá, a equipe conhece o lutador de UFC José Aldo Júnior.

Em Novembro de 2017 o projeto marca participação no Campeonato Internacional Abu Dhabi Grand Slam, na modalidade de Para-Jiu Jitsu.

Em Dezembro de 2017 o projeto realizou uma cerimônia de graduação e confraternização, da academia Helio Soneca Brazilian Jiu Jitso no auditório da empresa Alterdata, com a presença da ilustre amiga do projeto, a campeã mundial Tayane Porfírio, que participou da festa graduando os atletas do projeto.

Em Março de 2018 participamos da Caminhada Down, evento realizado no Rio de Janeiro, onde nossa equipe faz mais um novo amigo e entusiasta do projeto, o lutador Flávio Canto. Também em março de 2018, nossas meninas participaram da Copa Kyra Gracie.

Em Maio de 2018 realizamos nosso Primeiro Campeonato de Jiu Jitsu em Teresópolis, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão). Ocasião em que todos os atletas do projeto Superação, lutaram. Momento de pura emoção, para todos que ali estavam.

Em Agosto de 2018 os atletas do projeto participaram do Campeonato Panamericano de Jiu Jitsu, realizado na Arena Olímpica no Rio de Janeiro, a convite de um grande amigo e incentivador do projeto, Cleiber Maia, presidente da SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation).

Em Setembro de 2018 através de um convite feito por Kyra Gracie, participamos das “lutas especiais” do Campeonato Gracie Pro realizado no Maracanãzinho onde nossos atletas, lutaram com nomes conhecidos no cenário esportivo, como José Aldo Júnior, BJ Penn, Malvino Salvador e Raul Gazola.

Em Janeiro de 2019 nosso grupo participou da Copa Sul-América de Verão, na Arena da Juventude, que contou com a presença de convidados especiais, como Jéssica “Bate Estaca”, Raul Gazola, Tayane Porfírio, Mestre Roleta entre outros.

Em Fevereiro de 2019 também marcamos presença, no Campeonato Brasil Open de Jiu Jitsu, onde nossos atletas participaram de ”lutas especiais”, contra adversários consagrados no esporte, como Thales Leites, Mestre Sérgio Bolão, entre outros.

Em Março de 2019, realizamos um sonho!!!

O Primeiro Jiu Jitsu Down Festival foi realizado. Um campeonato exclusivo, para atletas portadores da síndrome de Down. Rompemos uma barreira gigante e realizamos juntos, com a força e o apoio de amigos, um evento que entrou para a história do jiu jitsu no Brasil. Foram fundamentais para que isso tivesse ocorrido, todo o apoio que a Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro e a SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation). Com a presença de ícones do jiu jitsu brasileiro, como Delson Pé de Chumbo, Léo Santos, Hacran Dias, Polengue, Mestre Roleta, Mestre Iguaçú e nosso judoca campeão e amigo Flávio Canto.

Em Abril de 2019 nosso grupo participou do Rio Challenge, na Arena da Juventude, que contou com a presença de convidados especiais, atletas renomados no jiu-jítsu.

Em Maio de 2019 participamos de mais um, Campeonato Volta Redonda Challenge de Jiu Jitsu, onde nossos atletas participaram de ”lutas especiais”, contra adversários convidados, como Raul Gazola, Andre Seabra entre outros.

Em Junho de 2019 o Projeto Superação esteve presente no Pan Americano de Jiu-Jítsu, na Arena da Juventude, que contou com a presença de convidados especiais, e lutas eletrizantes, como o Ator Douglas Silva, Raul Gazola, Atletas renomados, David Vieira, e a presença do atleta do UFC Warley Alves entre outros.

Em Julho de 2019, especificamente no dia 13, mais um dia especial para o Projeto Superação, recebemos em nossa academia a visita ilustre da Kyra Gracie. Foi um dia muito especial para todos, a Kyra chegou com alguns alunos da Gracie Kore, onde todos se juntaram no tatame e fizemos uma tremenda confraternização, incluindo brincadeiras, graduação de faixa e muito treino de jiu-jítsu.

Em Agosto de 2019, outro campeonato que o Projeto Superação esteve presente, agora na nossa casa. O Terê Challenge chegou em nossa cidade e convidou todos os alunos do Projeto para participarem do evento, e foi lindo, muito lindo!!! Todos os alunos lutaram e representaram com excelência o melhor do jiu-jítsu especial, com convidados ilustres e a arquibancada aplaudindo de pé.

Novamente em Agosto de 2019, mais um evento de arrancar lágrimas dos olhos. O Projeto Superação esteve presente em um aulão na academia Gracie Kore, da nossa amiga Kyra Gracie. O evento contou com a presença maciça dos alunos da Gracie Kore e do Projeto Superação. Alegria, amor e muito jiu-jitsu envolvido. Tivemos a presença dos professores e do Mestre Ralph Gracie.

“A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.” Thaís Moraes

Saiba mais
Facebook: Projeto Superação
Instagram: projetosuperacaodown
Professor Gugu Gomes (21) 99745 9528

Comentários