1° de Outubro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

57

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado em 1° de Outubro.

Também conhecido como Dia Internacional do Idoso, o principal objetivo desta data, além de homenagear as pessoas de mais idade, é incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas.

Para isso, os cidadãos e os governantes devem estar cientes sobre os papéis sociais que devem desempenhar, desde o respeito e auxílio aos indivíduos idosos, até políticas e estratégias (nos variados setores) que garantam que as pessoas tenham um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade.

Com o rápido envelhecimento da população mundial, a necessidade de criar cidades e espaços inclusivos também é um assunto emergencial a ser debatido nesta data.

Ao longo desta data, são realizadas diversas palestras, workshops e demais atividades direcionadas para todos os públicos sobre as mais variadas questões relacionadas ao envelhecimento.
No Brasil, através da lei nº 10.741, de 1° de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 (sessenta) anos.

Origem do Dia Internacional das Pessoas Idosas

Esta data foi criada por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

Para comemorar a data o GAI terá uma semana com programações gratuitas.

As atividades iniciam na terça-feira, dia 1° de Outubro e segue até dia 4 sexta-feira, sempre de 14 às 17h.

Confira a programação completa:

Terça-feira 01/10

Abertura com o coral da Amigas da Mama de Cabo Frio.

Dinâmica

Oficina de teatro com Leonardo

Quarta-feira 02/10

Oficina de Estimulação Cognitiva e Psicomotora Grupo Bem Viver –
Atividades com música

Quinta-feira 03/10

Palestrante Terli – Tema Processo de Envelhecimento com roda de conversa e aplicação de Access
Oficina de Tai Chi Chuan (Bela)

Sexta-feira 04/10

Palestrante Ludmila Roque – Tema (Qualidade Vida)
Fechamento com baile cafona e música

O GAI – é um projeto filantrópico baseado em arrecadação de verbas com vendas de produtos reciclados, além de um brechó como geração de renda para aquisição de fraldas, remédios, alimentos e outros, para idosos em situação de vulnerabilidade social.

Maiores informações entrar em contato: (22) 99974-5080
Rua Jose Antonio Sampaio 136, Cabo Frio – RJ.