Golpe das Notas Falsas fiquem atentos

346

Frequentemente, os golpistas tentam passar dinheiro falso no comércio. E eles estão cada vez mais se superando, tal a perfeição das cédulas criadas. Nas últimas semanas, recebemos queixas de nossos associados por terem recebido dinheiro falso em seus estabelecimentos.

Para evitar esse transtorno, é importante observar alguns detalhes em cada cédula no momento do recebimento. Confira nos links abaixo o que você deve se ater em cada nota. 
 
Como proceder caso você receba uma cédula suspeita

De acordo com o Banco Central, ao receber uma nota falsa, você deve proceder da seguinte forma:

a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:

Dentro de uma agência bancária e durante o expediente – encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.

Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário – na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.

b) numa transação do dia a dia:

Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.

Crime

O Banco Central alerta que a falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Confira mais sobre a identificação das notas no site: https://www.bcb.gov.br/novasnotas/nota-2-reais.html

Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de Cabo Frio

Novo endereço:
Praça Porto Rocha, 84, Ed Adib Mureb, 4º andar, Sala 401, Centro, Cabo Frio. (Em cima da loja Vivo, Prédio com elevador.)

Contato:

  1. 2647-6207 / 2645-1957 / 2647-5406
Comentários