Mais de 200 toneladas de vegetação já foram recolhidas em praias da Região dos Lagos

78

Cerca de 230 toneladas de vegetação já foram recolhidas em praias da Região dos Lagos do Rio até esta quarta-feira (18), segundo informações das prefeituras.

As plantas de água doce da espécie gigoga chegaram à região por causa de uma ação em uma lagoa de Carapebus, no Norte Fluminense, e apareceram em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Parte da faixa de areia de praias de Cabo Frio ficou tomada por uma grande quantidade de plantas  — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, a vegetação continua chegando nas praias do Forte, Peró, Conchas e Tamoios.

Ainda de acordo com o município, equipes da Comsercaf trabalham em dois turnos para fazer a retirada do material. Na quarta, foram recolhidas cerca de 80 toneladas.

A Prefeitura que a vegetação também atinge a Praia da Rasa, mas por causa da maré alta, ainda não foi possível iniciar a coleta.

“Não há dano ambiental, pois, este tipo de vegetação é inofensiva. Estamos fazendo a retirada por questão estética”, explicou Mario Flavio Moreira, secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio.

Plantas mudaram o cenário de Arraial do Cabo      — Foto: Divulgação/Drone Adventures Brazil

De acordo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, ainda há vegetação nas praias e a Prefeitura trabalha desde as primeiras horas do dia para dar continuidade aos trabalhos de remoção.

Como o trabalho é na beira da água, as máquinas precisam ser operadas com extrema atenção devido ao piso irregular e arenoso.

Em Arraial, as plantas apareceram na Prainha, Praia dos Anjos e Praia do Pontal, próximo ao Foguete.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Cleyton da Costa, somente na Prainha foram retiradas aproximadamente 150 toneladas até o final de quarta, e estima-se que mais 150 toneladas sejam retiradas até o final da operação.

A Prefeitura pede a colaboração de todos os banhistas para que fiquem atentos às orientações dos agentes durante as operações e não se aproximem das máquinas.

Segundo a Prefeitura de Búzios, as plantas apareceram bastante nas praias da Brava, João Fernandes, Canto, Manguinhos e Rasa.

O município divulgou que a Secretaria de Serviços Públicos está atuando com força máxima para limpar as praias atingidas e assegurar a balneabilidade.

“Uma ação intensificada nessas localidades já está acontecendo desde segunda-feira. Diante disso, a cidade de Búzios continua agindo com celeridade para que as praias recuperem sua beleza habitual”, divulgou a Prefeitura.

Servidores de Búzios retiram plantas da faixa de areia — Foto: Folha de Búzios

Vegetação veio de Carapebus

De acordo com a Prefeitura de Carapebus, houve uma abertura à barra da Lagoa de Carapebus na última sexta (13) e o ato foi uma emergência, pois as ruas centrais do município ficaram alagadas com a chuva da última semana.

A Prefeitura afirma ainda que para fazer a intervenção teve autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é o órgão gestor do Parque Nacional de Jurubatiba.