Search
Close this search box.
Colunista Lorena Serpa / Nem tudo é o que parece ser

Colunista Lorena Serpa / Nem tudo é o que parece ser

Por Rlagos Notícias

21 de janeiro de 2020

Compartilhar no WhatsApp

Você já tomou alguma atitude com toda boa vontade e no final ela foi prejudicial? Certamente sua resposta será sim.

Imagine a seguinte situação: numa residência, um profissional de construção prestando serviço, vê um vaso de planta com sua terra seca. Automaticamente sua atitude é pegar um pouco de água e regar a planta.

Essa atitude se dá certamente por avaliar que provavelmente sua dona não teve tempo ou se esqueceu de regar a planta o que sequentemente levaria a sua morte.

Quando a dona chega a sua residência, o senhor que ali prestava seu serviço, se dirige até ela com toda alegria, por ter feito uma atitude avaliada por ele “salvífica” e relata o ocorrido, no entanto, na medida em que ele vai relatando, percebe a expressão no rosto da dona da casa se entristecendo e automaticamente em seu rosto há uma demonstração de preocupação, afinal o que ele poderia ter feito de errado, uma vez que a planta estava morrendo por falta de água?

Você já ouvir a frase: nem tudo é o que parece ser!? Muitas vezes nossas avaliações partem de nossas próprias experiências, não levando em conta o outro e normalmente isso resulta em avaliações frustrantes, pois a fazemos, sem o entendimento de causa, sem o conhecimento de fato, por suposições, o que certamente nos trará desencantamento ou até mesmo uma divisão e um mal estar dependendo da nossa postura.

A dona da casa, calmamente descreve ao senhor, que a planta a qual ele com toda boa vontade regou, trata-se de uma suculenta e essa planta diferentemente de muitas outras, só pode ser regada de 15 em 15 dias e por suas raízes.

Molhá-la com frequência e em suas folhagens, causa apodrecimento da planta levando-a a morte. O senhor, de forma surpresa diz: “meu Deus então eu matei sua planta, eu não sabia que havia tipos diferentes de plantas quanto ao período de irrigação.”

A dona volta-lhe com a palavra e diz: “pois é o senhor achou que estava fazendo o certo, mas pela falta de conhecimento, certamente trouxe a morte da planta.” Assim é a vida, muitas vezes tomamos atitudes sem conhecimento dos fatos, de causa e achando que estamos fazendo o certo, mas, muitas vezes, estamos construindo caminhos que podem levar a morte ao invés da vida.

Isso nos faz pensar que nem sempre aquilo que vemos, significa ser. Nem sempre o que demonstram, de fato é, logo, percebemos o tamanho da necessidade de não construirmos precipitadamente conclusões a respeito de uma pessoa, de um negócio, de uma situação, de um conhecimento empírico.

Em tudo é necessário um olhar além do que nos é apresentado, um olhar examinador, um olhar pesquisador, que irá buscar as informações nos lugares certos e acima de tudo diálogos significativos.

Que tipo de suculentas, temos regado de forma incorreta, por avaliarmos ser necessário?

Hoje faça as perguntas corretas, as pessoas corretas! Investigue e tenha conhecimento da causa antes de tomar qualquer atitude, mesmo que essa seja de todo bom grado e com as melhores intenções.

Lorena Serpa Pedagoga Especialista em MBA Gestão Empresarial
Estudante de Psicopedagogia Clínica

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

21 de janeiro de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!