Search
Close this search box.
Cabo Frio participa de encontro na SES para tratar de medidas de prevenção ao coronavírus

Cabo Frio participa de encontro na SES para tratar de medidas de prevenção ao coronavírus

Por Rlagos Notícias

7 de fevereiro de 2020

Compartilhar no WhatsApp

Secretaria de Estado de Saúde (SES) elabora plano de contingência

O rápido crescimento no número de casos confirmados do coronavírus na China motivou um encontro entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e os municípios para tratar do plano de contingência estadual em apoio às cidades e da importância de cada uma preparar um plano municipal. A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenaria-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, participou da reunião, que foi realizada na Fiocruz.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para limitar a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde. Segundo a Superintendência de Saúde Coletiva de Cabo Frio, a preparação é necessária, uma vez que o município possui um aeroporto internacional, profissionais que atuam em plataforma e realizam embarques constantes, além de um acordo de cidades irmãs assinado no final de 2018 e que fomenta as relações entre a China e Cabo Frio.

No encontro a SES informou que “vai apoiar em caráter complementar os gestores municipais no combate a um possível surto de Coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade”. O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, afirmou, ainda, que trabalha em conjunto com o Ministério da Saúde para ampliar o número de leitos com isolamento e que “dependendo da demanda, leitos em unidades municipais, estaduais e federais”.

De acordo com a SES, a medida é preventiva, a fim de evitar a disseminação do vírus caso o surto do 2019-nCoV que se alastrou pela China, na Ásia, chegue ao Rio de Janeiro. Até o momento, são 24.607 casos confirmados, sendo 24.391 no país asiático, que tem ainda 494 mortes sendo 479 apenas na província de Hubei, localizada na cidade de Wuhan considerada o epicentro do surto no país. Em outros países, são 216 casos confirmados. 

Plano de contingência

Conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) e de acordo com o nível de alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), a preparação do plano de contingência é em funcionamento Nível Zero. Os demais níveis de acionamento (um, dois e três) são organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconiza a OMS e o Ministério da Saúde. 

Outro ponto se refere à comunicação do problema: informações sobre os riscos e casos registrados no Estado do Rio de Janeiro devem ser informados à sociedade o mais rápido possível para, entre outras coisas, combater a desinformação e as perigosas fake news.

Encontro alerta sobre “riscos durante o Carnaval”

Segundo a SES, a chegada de passageiros vindos da China está sendo monitorada nos portos e aeroportos do estado. A medida não é exclusiva para os dias de folia, mas serve para o período uma vez que é grande a chegada de turistas nesta época, o que aumenta o risco de circulação de doenças.    

Santos afirmou também que “caso o vírus ainda não tenha começado a circular no nosso estado durante o período de folia, isso não será um problema adicional. O plano já está em operação e vai servir para lidar com essas ‘ameaças’ que uma data como o Carnaval traz”.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

7 de fevereiro de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!