Bloco ‘Livre, leve, loucos…’ leva pacientes do CAPs às ruas de Iguaba Grande

Compartilhar

Nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Profeta Gentileza, de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, vai realizar um desfile de Carnaval com os pacientes.

O bloco sairá do CAPs, que fica na rua Nossa Senhora de Fátima, n° 123, no Centro, em direção à Praça Edila Pinheiro. O retorno é previsto para 11h.

Segundo o Programa de Saúde Mental, a ideia de criar o bloco partiu dos próprios pacientes. O tema deste ano também foi escolhido por eles e recebeu o nome de “Livre, Leve, Loucos…”.

“Os pacientes falavam ‘poxa, porque a gente não pode brincar carnaval, fazer um bloco nosso e convidar a população para desfilar com a gente?’. Eles sentiram a necessidade de se expressarem no Carnaval. E não queriam uma atividade que fosse terapêutica, como em oficinas, mas algo mesmo para se divertirem”, contou João Luiz Moura, psicólogo e coordenador do programa.

Ensaio do Bloco Carnavalesco da Saúde Mental em Iguaba Grande, no RJ — Foto: Divulgação/Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande

O desfile vai contar com trio elétrico, samba-enredo próprio e participação da população.

De acordo com o programa, o bloco tem como objetivo apresentar a “loucura” como uma maneira de existir e ensinar que não há necessidade de prender, estigmatizar ou excluir as pessoas.

“O nosso propósito é desfazer o estigma social acerca do paciente de saúde mental, inserindo-os na sociedade e mostrando que é possível, sim, viver em sociedade com esses pacientes e que eles têm apenas uma maneira um pouco diferente de existir e que não se pode prendê-los ou excluí-los por isso, já que estão em acompanhamento profissional”, concluiu João Luiz.

Aprenda a letra da música

“Livre, leve, loucos…”

Letra: João Luiz , Profeta Gentileza (in memorian)

Não me prenda não

Me deixa voar

Em nome da razão tentam me excluir

Me ignorar

Mas estou aqui,

Ouçam minha voz

Esse é meu direito

Exijo respeito

Agora não sou um

Somos todos nós

Medo da loucura

É coisa da sua cabeça

Vem pra cá se atreva

Vem extravasar

Sou diferente de você

Mas somos iguais

Quebra todo preconceito

E o medo se desfaz

Sou maluco

Pra te amar

Louco pra te salvar

Gentileza gera gentileza,

Chega de tristeza

Livre, leve , loucos…

Vem comemorar”

Comentários