Turista de Hong Kong da entrada com suspeita de Coronavírus em Hospital de Armação dos Búzios

101

A secretária de saúde de Armação dos Búzios, tentaram abafar o caso de uma turista, que deu entrada com suspeitas de coronavírus na tarde de sexta – feira (21).

Um médico divulgo na manhã de sábado (22),uma foto do boletinho de atendimento da jovem Chilena de 21 anos, e afirma que a mesma está com a suspeita do vírus.

A paciente que esteve internada no HMDRP, com a “SUSPEITA” de coronavírus, tem 21 anos, é moradora de HongKong, deixou a cidade em 09/02, com dor de garganta, resfriado produtivo e febre baixa por três dias.

Além de dificuldade respiratória. Ela também referiu-se a tontura e mialgia (Dores e desconforto nos músculos variando de leve a intenso). Segundo o HMDRP ela já foi liberada.

A comunicação da prefeitura foi tardia em noticiar qualquer nota sobre o assunto. Esse foi o erro. O único. Pois mesmo se fosse real, deveriam sim fazer pronunciamento de esclarecimento. É exatamente pra isso que a comunicação existe.

Através de nota, a Prefeitura ressaltou “a gravidade das consequências que esses boatos mentirosos provocam”, e pediu a colaboração da população para que “não sejam compartilhadas fakes news que podem prejudicar o turismo e outras atividades econômicas da cidade”.

“Aproveitamos também para ressaltar que as pessoas que divulgam ‘informação ou notícia que sabem ser falsa e que possa modificar ou desvirtuar a verdade com relação à saúde, segurança pública, economia ou processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante’, podem incorrer sanções jurídicas segundo o Art. 1º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940” – destacou o comunicado da Prefeitura de Armação dos Búzios. Cintia Sod, secretária de Comunicação do município, lamentou a gravidade e reincidência dos boatos, e lembrou que a mesma fake News havia sido publicada às vésperas do Réveillon.

“É muito sério e muito intrigante que esse tipo de desinformação que causa um grande alarde na população seja compartilhado às vésperas do Carnaval, assim como aconteceu anteriormente durante a virada de ano. Disseram agora que havia uma paciente russa com sintomas evidentes de Coronavírus internada em Búzios, sendo que o único paciente estrangeiro que passou pelo Hospital Rodolpho Perissé foi um americano e que não apresentava os sintomas” – detalhou.

Fonte: Folha de Búzios