Colunista Lorena Serpa | Cuide -se bem!

Compartilhar

Essa semana estava a pensar sobre o que dialogarmos, são tantos assuntos que surgem de forma avassaladora que por vezes não conseguimos digeri-los da forma devida, a fim de realizar uma análise crítica e trazê-los para o nosso cotidiano.

Em um desses dias junto a um grupo de amigas, estávamos refletindo sobre nossa saúde e como estamos suscetíveis a qualquer instante, sermos acometidos de alguma enfermidade, além de ser produzido em nós, certo “medo”, pelas notícias, alertas de prevenção, pandemias que nosso mundo tem passado nos últimos tempos.

Mas o que fazer diante disso? Vamos nos desesperar? Ou vamos nos cuidar? Parece ser algo simples, mas não é! Nossas escolhas definem nossas reações, mediante ao caos instaurado em nossa frente e elas podem ser significativas para nossa saúde e nossas vidas.
Quero iniciar nossa reflexão com a letra de uma canção, intitulada Cuide-se

Bem de Guilherme Arantes:
“Cuide-se bem!
Perigos há por toda a parte
E é bem delicado viver
De uma forma ou de outra
É uma arte, como tudo
Cuide-se bem!
Tem mil surpresas
A espreita
Em cada esquina
Mal iluminada
Em cada rua estreita
Do mundo
Prá nunca perder
Esse riso largo
E essa simpatia
Estampada no rosto
Cuide-se bem!
Eu quero te ver com saúde
E sempre de bom humor
E de boa vontade
Com tudo
Prá nunca perder
Esse riso largo
E essa simpatia
Estampada no rosto”

Cuide-se Bem, é a proposta para hoje!

Deus é quem nos deu a vida, mas nós é que devemos valorizar o que e Ele criou. Nós podemos guiar, orientar e decidir como vivemos esta vida recebida. O nosso corpo físico depende do cuidado que temos com ele.
Sistemas complexos, células e órgãos funcionam dentro do seu corpo para que sejamos capazes de realizar até mesmo as mais simples atividades, por isso, ao cuidar do corpo você também está cuidando de suas habilidades para falar, sorrir, andar e até mesmo respirar, bem como seu desenvolvimento pessoal e produtividade.

Saúde não é a ausência de doença.

Já é consenso que saúde é o bem-estar do corpo físico, da mente e até do espírito.

Não é vaidade cuidarmos do nosso corpo e também da nossa mente, na verdade, é fundamental! Você sabia que nosso corpo nos dá alertas quando algo não está bem? Devemos dar atenção a estes alertas e não ignorá-los, pois a prevenção das doenças é de nossa responsabilidade e não dá para transferirmos para ninguém. Seguir alguns conselhos práticos podem nos ajudar neste cuidado, como a simples vacinação, a qual ao entramos em contato com algumas doenças nosso corpo já se defenda e não permite que a doença se desenvolva ou a ameniza.

Aquela boa caminhada, ou ida à academia pode nos ajudar a prevenir obesidade e o sedentarismo, praticando uma atividade física, estamos prevenindo várias doenças crônicas-degenerativas e cardiovasculares, segundo Zaira Dhein.

Frederico Porto, médico psiquiatra, nutrólogo e professor da Fundação Dom Cabral enfatiza que diagnóstico precoce não é prevenção e que essa está numa boa alimentação, com pouca carne vermelha, rica em ômega 3 e nutrientes, entre outras práticas. “Aliás, a tríade da saúde do corpo está na atividade física, sono (descanso e capacidade de recuperar) e na alimentação adequada. Uma pessoa que passa cinco horas sentada tem um impacto em sua expectativa de vida igual a quem fuma 25 cigarros, porque reduz a quantidade de oxigênio presente, pois o sangue não circula”. Você Sabia?

Já pensou em como as ações simples podem te tornar mais saudável? Nós passamos tanto tempo em redes sociais e tempo ócio, o qual esse poderia estar sendo investido de maneira saudável em sua, em nossa saúde! Se re-planeje, se valorize, se ame! Não está conseguindo sozinha(o)? Chame uma(o) amiga(o) que está sempre te incentivando, para junto iniciar ações que contribuirão de forma significativa para você! Pare de dar desculpas para se cuidar!

Muitas coisas em nossas vidas poderiam ser evitadas, mediante a escolhas corretas a partir do momento que fazemos as leituras devidas e isso se inicia olhando para nós mesmos e valorizando nossa vida, sabendo que nossa saúde é algo vital e depende em muito de nós!
Quero encerrar com essa afirmativa de Max Lucado:

“Quando o naufrágio parece iminente, lembre que há um porto mais que seguro. Todo dia recebemos provas de nossa fragilidade: pode ser um problema de saúde, uma crise em família, a dor de uma perda ou a angústia por um plano frustrado, mas é reconfortante notar como cada dia traz consigo também as evidências da fidelidade de Deus, que se manifesta em coisas simples, como uma palavra amiga, ou complexa, como a restauração de um relacionamento e a cura de uma doença.

Em todas elas, o Criador nos consola com a certeza de seu cuidado constante. Deus vai cuidar de você!” Mas há uma parte que depende exclusivamente de nós!
Então: cuide-se bem!

Lorena Serpa
Pedagogia
Especialista em MBA Gestão Empresarial
Estudante de Psicopedagogia Clínica

Comentários