Colunista Lorena Serpa | Espelhos

Compartilhar

Espelhos….quem não gosta de passar alguns bons minutos em frente a um espelho, para fazer aquela maquiagem, fazer uma busca pela face, investigando se há algo de diferente, como espinhas, cravos, ensaiar aquela oratória….hahaha o espelho tem muitas coisas a nos ensinar, você sabia?

Segundo o propósito para o qual foi criado, o espelho tem por função refletir imagens. O reflexo dessa imagem provoca nas pessoas reflexões sobre si mesmas, além disso, permite trabalhar o autoconhecimento e amplificar a imagem de cada sujeito. Em outras palavras, podemos resumir que o espelho reflete aquilo que há em nós de forma ampliada para que possamos enxergar.

Eu costumo dizer que nós precisamos diariamente virar o espelho para nós mesmos, a fim de fazer um auto exame, uma análise sobre nós. Observar os detalhes, voltar-nos para dentro, a fim de nos re-significar, fazer correções emocionais, físicas, patológicas e espirituais.

Hoje quero pensar com você sobre o momento em que estamos vivendo nesse ano de 2020 em todo o mundo e gostaria que você imaginasse que o planeta está virando o espelho para nós, seres humanos. Ao fazer isso, esse espelho reflete nossa imagem, de forma ampliada, junto consigo ele nos apresenta duas coisas que devemos reavaliar, o melhor de nós e o pior de nós!

Quero começar a pensar sobre o melhor em nós, refletido nesse espelho. Bom, a possibilidade de enxergarmos que existem coisas que precisam ser corrigidas e nos permitirmos tomar essa decisão em fazer, é algo extremamente bom. Nos enxergar como pessoas vulneráveis, que sangram também é algo muito bom, porque, nós não somos robôs. Conseguir enxergar em nosso reflexo que depois de um longo dia, cheio de altos e baixos e ver em nossa face, contentamento, satisfação, alegria é algo muito bom, aquele sentimento de ter dado o seu melhor, de missão cumprida é algo muito bom.

Agora quero pensar sobre o pior em nós, talvez você esteja ai a pensar: mas somente essas poucas coisas ditas acima refletem o melhor em nós? E ainda discorde do que fora descrito. Eu digo a você: tudo bem, mas vamos continuar a pensar um pouco mais!

Esse espelho que o planeta virou para nós está refletindo que nós estamos perdendo nossa humanidade. Ah, mas que absurdo! Como alguém pode dizer algo assim? Vamos pensar comigo?

Esse espelho mostra nossa feiura interior, exalando através de nossas ações e reações. Nossa falta de empatia a dor e necessidades junto ao próximo. Nossa altivez em seguir ordem para o bem comum.

Nossa insensibilidade e arrogância quanto a reconhecer a crise humanitária que estamos enfrentando, sendo demostrada com piadas de mau gosto, deboche aqueles que estão tentando cumprir as ordenanças. Nosso individualismo, mesquinharia em ir ao supermercado e comprar em grande quantidade aquilo que não precisamos, sem pensar no próximo. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, como dizem os mais experientes. O desejo de culpar alguém, mesmo sem provas e análise dos fatos, não se enxergando também como responsável. “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.

Nesses dias onde os governos municipais e estaduais tem clamado a população para permanecer em suas casas, como medida preventiva, para que o vírus denominado Covid-19 não se propague, uma vez que nossa rede de saúde é precária e não possui recursos para atendimento em massa, vemos pessoas indo às praias, aos shoppings, levando sua vida normalmente, como se nada estivesse acontecendo. Isso demonstra como estamos perdendo nossa humanidade.

A bíblia sagrada nos afirma em Isaías 59:7 que nossos pés correm apressadamente para tudo quanto é mau, são ágeis em derramar sangue inocente. Nossos pensamentos são continuamente maus, ruina e extermínio nos marcam. Duras palavras! Não é mesmo? Porém tão necessário de enxergarmos isso em nós!

A função do espelho é de nos refletir, a nossa atitude deve ser de pensar, analisar aquilo que nos está sendo apresentado de forma ampliada sobre nós, ter um olhar examinador e ter a coragem de corrigir enquanto há tempo!

Hoje como humanidade, temos a escolha de repensarmos nossas atitudes como seres humanos, como sociedade, como cidadão, como famílias, como profissionais e como pessoas de fé, temos a oportunidade de recomeçar, reconhecendo nossa fragilidade.

Que temos andando por caminhos maus e nossas escolhas tem refletido não só na nossa humanidade, mas em toda estrutura do nosso planeta, nossa arrogância está nos destruindo e a forma de mudarmos isso é parando e nos olhando através do espelho!

Quero convidar a você a se olhar nesse espelho que está nos sendo apresentado, a refletir sobre suas atitudes, suas escolhas, suas ações e reações, corrigir o que precisa ser corrigido, não tenha medo, não tenha vergonha, mas entenda que nosso ato de correção e ressignificação irá transformar positivamente não apenas a sua vida, mas todo o mundo, toda a humanidade.

É tempo de parar, se olhar no espelho e recomeçar!

Lorena Serpa

Pedagoga

Especialista em MBA Gestão Empresarial

Estudante de Psicopedagogia Clínica

Comentários