Colunista Tiago Santos | Em momentos de Pandemia: O Leviatã que pune é aquele que afaga

Compartilhar

Vivemos um momento de incertezas em virtude de uma pandemia global. O mundo vive um momento sombrio com o avanço do coronavírus, mas é neste momento que devemos refletir que o grande Leviatã de Hobbes, uma personificação do Estado é que nos irá amparar.

O sistema capitalista que é uma ferramenta necessária para a evolução econômica mundial, deve neste estágio, com a máxima vênia, se dobrar a mão protetora do Estado. Nesse ínterim, devemos refletir que uma Democracia por mais falha que seja: é ela que garante um Estado Protetor.

Nesse momento de dificuldades para a humanidade, que possamos avaliar os nossos representantes, pois não haverá momento semelhante para aferirmos os verdadeiros estadistas, sejam eles representantes dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. São em momentos de dificuldades que conseguimos distinguir o joio do trigo.

O Estado é nesse momento a mão que afaga, mas que possamos também, neste momento de incertezas, desempenharmos o nosso papel de cidadão, e mais, como seres humanos em comunhão.

Estamos todos no mesmo barco, o vírus não escolhe classe social, que possamos dar o exemplo para o mundo, o Brasil é um país que sempre se portou de maneira solidária. Rogo que em uma corrente de otimismo, obediência e solidariedade que sigamos as diretrizes dos nossos governantes.

A disciplina neste momento é a chave mestra para vencermos o caos! Que Deus abençoe o mundo!

Comentários