Search
Close this search box.
“Rosa Weber mantém prazo de filiação para eleições municipais após pedido de adiamento

“Rosa Weber mantém prazo de filiação para eleições municipais após pedido de adiamento

Por Rlagos Notícias

4 de abril de 2020

Compartilhar no WhatsApp

“O prazo limite de filiação para candidatos que vão concorrer nas eleições municipais em outubro permanece 4 de abril,e encerra nesse sábado (04).

O entendimento é da ministra do STF e presidente do TSE, Rosa Weber, que rejeitou nesta sexta-feira (3) o pedido apresentado pelo partido Progressistas (PP) para adiar por 30 dias o prazo de filiação, sob a justificativa da pandemia do novo coronavírus.

A sigla ainda solicitou que o prazo de descompatibilização para quem ocupa funções públicas e pretende concorrer no pleito fosse ampliado por mais 30 dias.”

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra considerou que o partido não apresentou argumentos que justifiquem a concessão de uma decisão liminar (provisória).

O PP também defendia no STF mais 30 dias para que quem ocupa cargos públicos possa deixar as funções para se candidatar às prefeituras. O prazo eleitoral para o afastamento de cargo público varia de quatro a seis meses e depende da função. Para os que devem deixar o posto até seis meses antes das eleições, o prazo limite também é dia 4 de abril.

Na ação apresentada ao STF, o PP argumentou que as medidas tomadas pelos governos de quarentena e restrição de circulação em locais públicos, dificultam a atuação das siglas na filiação de novos candidatos, especialmente no preenchimento do percentual mínimo de candidaturas femininas.

O Progressistas tinha citado ainda o caso de secretários de saúde de governos locais, que não deverão deixar seus cargos em meio à crise causada pela pandemia.

“A pretensão deduzida nesta ação direta se justifica pela constatação dos iminentes e prejudiciais impactos em algumas etapas relevantes do processo eleitoral (i.e., cumprimento dos prazos de filiação partidária e prazo de desincompatibilização de 6 meses) decorrentes da manutenção do cenário de calamidade ocasionado pela pandemia da COVID-19”, afirmou o PP no documento.

Veja a nota enviada pelo PP em resposta à decisão:

“Com o respeito devido e merecido, o Requerente discorda das conclusões a que chegou a e. Min. Rosa Weber. A questão é urgente e iremos recorrer ainda hoje para o plenário do STF.

Em petição acostada ontem, demonstramos que todos os TREs, sem exceção, buscando corretamente proteger a população contra a COVID-19, adotaram medidas de mitigação do atendimento que criam óbices consideráveis à fruição normal do processo de filiação partidária.

Diante dos relevantes reflexos concretos na vida partidária, esperamos, respeitosamente, que a questão jurídica seja em breve apreciada pelo Plenário da Suprema Corte.”

Rodrigo Mudrovitsch
Carlos Frazão
Victor Rufino
Alonso Freire

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

4 de abril de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!