Search
Close this search box.
Prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho decreta reabertura de comércio não essencial em esquema de rodízio

Prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho decreta reabertura de comércio não essencial em esquema de rodízio

Por Rlagos Notícias

22 de abril de 2020

Compartilhar no WhatsApp

A Prefeitura de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, publicou decreto nesta quarta-feira (22) que permite a reabertura do comércio não essencial em esquema de rodízio. Segundo documento, a medida foi criada para evitar a falência dos estabelecimentos da cidade que precisaram fechar devido à pandemia do coronavírus. O decreto começou a valer já nesta quarta e vigora até o dia 30 de abril.

De acordo com o documento, o funcionamento dos estabelecimentos fica condicionado através de rodízio, da seguinte forma: Nas segundas, quartas e sextas-feiras estão autorizadas a funcionar papelarias; lojas de utilidades; óticas; relojoarias; armarinhos; lojas de cama, mesa e banho; lojas de tecidos; lojas de utensílios; lojas de vendas de veículos e concessionárias; lojas de cosméticos; e lojas de higiene pessoal e congêneres.

Já nas terças, quintas-feiras e sábados, ficam autorizados a funcionar os salões de beleza, barbearias e estabelecimentos de estéticas em geral; lojas de eletrônicos e acessórios; lojas de departamentos; lojas de eletrodomésticos; lojas de móveis; lojas de roupas; e lojas de calçados e congêneres.

Ainda segundo decreto, esses estabelecimentos devem restringir o atendimento a 2 clientes por vez; devem disponibilizar, na entrada, álcool 70 em gel aos consumidores; além de também fornecer o produto e máscaras de proteção aos funcionários, que devem usá-las durante todo o expediente; os comerciantes ainda devem restringir a entrada apenas à consumidores que estejam fazendo uso de máscaras de proteção. Caso haja fila, o estabelecimento fica responsável em verificar e orientar o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas na fila.

De acordo com documento, bares seguem sem permissão para funcionar.

O decreto publicado nesta quarta-feira também abrange os profissionais de educação física do município. De acordo com o documento, os profissionais da área podem exercer suas atividades, desde que seja ao ar livre, na orla do centro da cidade, com no máximo 2 clientes cada profissional e respeitando o espaço de 15 metros de distância entre cada profissional. Para atuar, os educadores físicos também devem estar regularizados junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e ficam responsáveis por fornecer álcool em gel para uso dos clientes, que ainda deverão utilizar máscaras de proteção.

A entrega de obras públicas também está autorizada pela Prefeitura, mas a ação deve acontecer sem aglomerações, podendo ser transmitida por meio de “live” através de rede sociais.

O decreto não altera as regras de funcionamento para os comércios que já estavam autorizados a funcionar e alerta que as pessoas que integram o grupo de risco permaneçam em isolamento domiciliar e social e só saiam de suas residências por necessidade e usando máscaras de proteção, item que se tornou obrigatório nas ruas de Araruama desde segunda-feira (20).

Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Araruama divulgou novo boletim sobre casos da Covid-19 no município. De acordo com levantamento, Araruama tem 26 casos confirmados da doença, com um óbito.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

22 de abril de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!