Search
Close this search box.
Justiça obriga que estado e prefeitura ativem em dez dias todos os leitos para Covid-19 em hospitais de campanha

Justiça obriga que estado e prefeitura ativem em dez dias todos os leitos para Covid-19 em hospitais de campanha

Por Rlagos Notícias

11 de maio de 2020

Compartilhar no WhatsApp
Decisão, baseada em ação civil pública movida pelo MPRJ e Defensoria Pública, obriga que governo e município coloquem em funcionamento todas as vagas disponíveis em unidades do Riocentro e Maracanã, além de outras ociosas ou bloqueadas

RIO – A Justiça do Rio aceitou um pedido feito pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) e a Defensoria Pública do estado (DPRJ), através de uma ação civil pública, e determinou que os governos estadual e municipal coloquem em efetiva operação, num prazo máximo de dez dias, todos os leitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) dos hospitais de campanha do Riocentro – de responsabilidade do município – e do Maracanã – de atribuição do estado – para que recebam pacientes com Covid-19.

Na decisão, a juíza Angelica dos Santos Costa determinou que os réus desbloqueiem e coloquem em efetiva operação, no prazo máximo de dez dias, todos os leitos à população no atual contexto da pandemia do novo coronavírus, de acordo com o que está previsto nos planos de contingência, e, também, que eles sejam estruturados com todos os recursos materiais e humanos necessários ao pleno e imediato funcionamento, sob uma pena de multa diária – e pessoal, a Witzel e Crivella – de R$ 10 mil a cada um dos réus.

O texto também obriga que estado e prefeitura coloquem, num prazo menor, de 48 horas, todos os leitos livres que estejam ociosos ou bloqueados nas redes públicas à disposição de pacientes, “e que permitam atender com segurança e de imediato pacientes com Covid-19 até que todos os leitos projetados nos hospitais de campanha estejam operacionais, também sob pena de multa, no mesmo valor.”

Por fim, determina a Justiça que município e Estado comprovem, de modo documental, no prazo de dez dias, após esgotados os prazos estipulados acima, o cumprimento das medidas determinadas, sob pena de nova responsabilização pessoal, demonstrando de forma clara a liberação dos leitos previstos nos hospitais de campanha, bem como daqueles nas redes municipal e estadual.

Procurado para comentar a decisão judicial, o governo estadual, através da secretaria estadual de Saúde, afirmou que “abriu, no último sábado, o Hospital de Campanha do Maracanã. A unidade, inicialmente, funcionará com capacidade para 170 leitos, 50 deles de UTI. Os outros 230 serão entregues à população ao longo desta próxima semana. Ao todo, dos 400 leitos, 160 serão de UTI.

No entanto, a SES ressalta que a ocupação dos leitos deve ocorrer de forma gradativa, preservando profissionais de saúde e pacientes. A SES esclarece ainda que, até o momento, 969 novos leitos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid foram abertos em todo o estado do Rio de Janeiro.

Desse total, 812 são em hospitais de referência para o tratamento de coronavírus, sendo 386 UTIs e 426 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 157 leitos, sendo 100 de UTI, para o tratamento da Covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais”.

A prefeitura, por sua vez, esclareceu em nota que tem aberto rotineiramente leitos exclusivos para tratamento de Covid, e que hoje já são 722.

“Somente no mês de maio foram abertos 249 novos leitos. Outros serão abertos em breve.Com a chegada nesta semana de 300 respiradores vindo da China será possível abrir os leitos do hospital de campanha.

É importante esclarecer também que não há leitos ociosos na rede municipal de Saúde. Os  leitos que aparecem como “livres” na plataforma da regulação estão em unidades especializadas, como maternidades, psiquiátricas e pediátricas, e que não podem ser usados para Covid-19, já que a rede continua de portas abertas para pacientes com outras necessidades”, conclui o municipio.

Gestão de leitos

De acordo com o município, desde o dia 1º de maio, foram abertos 249 novos leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19, sendo 100 deles no hospital de campanha do Riocentro. No entanto, a prefeitura afirma que há 66 internados em leitos de enfermaria e 20 em leitos de UTI. Atrasado nove dias, o hospital de campanha estadual do Maracanã foi inaugurado neste sábado, com apenas 170 dos 400 leitos disponíveis.

Em toda rede municipal, há 623 internados com o novo coronavírus – 158 em UTI. Nos leitos ocupados, a prefeitura afirma que há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que esses leitos que aparecem como “livres” na plataforma da regulação estão em unidades especializadas, como maternidades, psiquiátricas e pediátricas, e que não podem ser usados para Covid-19, já que a rede continua de portas abertas para pacientes com outras necessidades.

Fila para transferência

Em todos os hospitais públicos da cidade do Rio – e não apenas nas unidades da rede municipal – há 1.020 pessoas na fila da regulação, aguardando transferência para leitos dedicados a Covid-19, sendo 379 para leitos de UTI. Os pacientes podem ser regulados para internação em qualquer uma das diferentes redes, seja federal, estadual ou municipal.

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – há 1.408 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 417 em UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS no município é de 94%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid é de 90%, também no município.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

11 de maio de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!