Confinamento pode causar depressão e estresse em cães

Compartilhar

Sabemos que hora ou outra ninguém mais aguenta ficar em casa nessa quarentena. Da mesma forma os nossos peludos ficam entediados e inquietos durante os dias de confinamento, devido as mudanças na rotina do seu amigo. Esses dias de isolamento e consequentemente sem poder sair para passear e ver outras pessoas pode causar solidão e tristeza, duas formas de construir uma porta de entrada para a depressão.

E diferente do que muita gente pensa, a depressão não atinge somente nós, humanos, ela também pode ser um grande problema para os animais de estimação, o que chamamos de depressão canina, e essa doença além de afetar a saúde mental, ela afeta a saúde física do animal, como a alimentação e o sono. Isso ocorre quando por algum motivo o cão entra numa tristeza profunda, o que causa perda no apetite, insônia, indisposição e até mesmo o estresse.

Por isso é tão importante detectarmos as mudança no comportamento dos pets e abrir os olhos para qualquer sinal de tristeza, que pode ter a ver com falta de atenção, brincadeiras, tédio ou se o seu amigo perdeu um brinquedo que ele ama muito, perdeu alguém da família, anda solitário pelos cantos, não quer comer, não quer brincar, está se automutilando ou está mais agitado do que o normal, é melhor você ficar atento. Ele também sente falta dos passeios e de ter contato com outros cães.

Outro motivo pelo qual pode surgir uma possível depressão é pelo fato de que os cachorros são muito emotivos, no entanto, são capazes de sentir quando seu dono não está bem, portanto, se você anda triste ou irritado, seu cão pode agir da mesma forma.

Para evitar que estes problemas se tornem maiores na vida do seu bichinho, e se você não está podendo levar ele para passear, basta incentivá-lo com brincadeiras e atividades físicas em casa, dê mais atenção e lembre-se que o amor pode curar. A recíproca é verdadeira, seu companheiro merece todo o cuidado, pois um animal feliz enche a casa de felicidade e alegra os dias cinzas.

Aline Martins além de cabeleireira e maquiadora é colunista da Revista Falando Francamente com Você e atua na causa animal SOS 4 Patas.

Comentários