Search
Close this search box.
Witzel prevê ‘retomada gradual’ do comércio em junho; novo secretário de Saúde anuncia mudança em protocolo para Covid-19

Witzel prevê ‘retomada gradual’ do comércio em junho; novo secretário de Saúde anuncia mudança em protocolo para Covid-19

Por Rlagos Notícias

20 de maio de 2020

Compartilhar no WhatsApp

Durante a apresentação nesta terça-feira do novo secretário de Saúde, o médico infectologista Fernando Ferry, o governador Wilson Witzel afirmou que prevê uma retomada gradual do comércio no Estado do Rio já no início do mês que vem. Witzel disse que, baseado na análise semanal da evolução da Covid-19 em território fluminense, estuda, com técnicos, o afrouxamento do isolamento social por área da cidade, de acordo com a curva, e vislumbra retomada “quase plena” da atividade comercial em agosto.

— O isolamento social é uma avaliação que fazemos de forma semanal. Pela evolução das contaminações, acredito que, no mês de agosto, já possamos ter uma quase plena retomada da economia. Estou trabalhando, inclusive para fins econômicos das finanças do estado, com a retomada gradual da nossa atividade econômica já no mês de junho. Espero que, partir do dia 1 de junho, nós já possamos pensar em algumas mudanças – disse.

Novo secretário, novo protocolo

Com a promessa de que seu foco será “salvar vidas”, sobretudo diante da gravidade do avanço da doença em favelas do Rio, Fernando Ferry, por sua vez, anunciou, em sua primeira entrevista coletiva, uma mudança no protocolo para o tratamento do coronavírus. Em vez da orientação para que a pessoa infectada só procure uma unidade de saúde caso seu quadro se agrave, com falta de ar, a nova regra que passa a valer é que a população busque atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Ferry espera que os hospitais de campanha tornem-se grandes centros de recepção desses pacientes, principalmente com a chegada de 500 respiradores até o fim do mês.

Somente nesta quarta-feira, 135 equipamentos vão chegar, o que permitirá a abertura de 200 leitos de UTI do Pavilhão B do Hospital de Campanha do Maracanã. Por enquanto, a unidade funciona com metade de sua capacidade. Outros seis hospitais de campanha, geridos pelo Instituto de Atenção Básica e à Saúde Avançada (Iabas), devem ser inaugurados até o fim do mês, inclusive na Baixada e em municípios como Campos, Casimiro de Abreu e Nova Friburgo.

O anúncio do novo protocolo aconteceu num dia em que o Rio alcançou a marca de 3.079 mil mortes por coronavírus. Somente nesta terça-feira, foram registradas mais 227 mortes em decorrência da doença. Até então, o maior total de óbitos tinha acontecido na quinta-feira da semana passada (197). O número de casos confirmados o estado subiu para 27.805, uma alta de 4,2% em relação aos 26.665 contabilizados até a segunda-feira passada. O percentual de pacientes curados de Covid-19 é de 22.953, uma alta de 4,5% em relação aos dados do último boletim. Nesta terça, a Fiocruz inaugurou sua unidade exclusive para Covid-19, que, quando estiver plenamente instalado, oferecerá 145 leitos.

Ferry — que ficou conhecido ao dirigir a ambulância do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, onde era diretor, para socorrer pacientes vítimas de um incêndio no Hospital Badim, na Tijuca —falou ao lado do governador Wilson Witzel, no Palácio Guanabara. Ele disse que a nova diretriz se baseia em sua própria experiência à frente do hospital universitário.

— No Gaffrée Guinle, temos um corpo clínico altamente técnico. No início da doença, em março, atendemos 1.800 casos. Hoje, já chegamos a 7 mil. Aprendemos muito sobre a doença. No início, o foco era tratar os pacientes graves que precisavam de UTI. Se a oxigenação (do paciente) era boa, dentro do padrão, mandava para casa. Só que, depois, ele retornava grave. A ideia é internar o paciente na fase dois da doença quando ele está com 20 a 25% de sua capacidade pulmonar comprometida — explicou Ferry, que afirmou nunca ter visto nada semelhante ao coronavírus. —Essa doença provoca o que chamamos de tempestade de citocina, que leva a um grande processo inflamatório.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

20 de maio de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!