Search
Close this search box.
Witzel afirma que busca contra ele ‘resultou em absolutamente nada’ e se diz vítima de ‘perseguição política’

Witzel afirma que busca contra ele ‘resultou em absolutamente nada’ e se diz vítima de ‘perseguição política’

Por Rlagos Notícias

27 de maio de 2020

Compartilhar no WhatsApp

O governador do Rio, Wilson Witzel, fez um pronunciamento no Palácio Laranjeiras no início da tarde desta terça-feira (26), poucas horas após ser alvo de busca e apreensão numa investigação que apura desvios na Saúde, inclusive na contratação da empresa que deveria montar os hospitais de campanha.

“Quero manifestar minha absoluta indignação com o ato de violência que o estado democrático de direito sofreu. Eu tenho todo respeito ao ministro Benedito, mas a narrativa que foi levada ao ministro Benedito é fantasiosa. Não vão conseguir colocar em mim o rótulo da corrupção”.

Governador do Rio, Wilson Witzel, é alvo de operação de busca e apreensão da PF

Governador do Rio, Wilson Witzel, é alvo de operação de busca e apreensão da PF

Witzel se referia ao ministro Benedito Gonçalves, do STJ, que autorizou a busca.

A Operação Placebo cumpriu 12 mandados, inclusive na residência oficial do governador e na casa onde ele morava no Grajaú antes de ser eleito.

O governador se disse vítima de “perseguição política” e afirmou que o que ocorreu com ele pode ocorrer com outros “governadores considerados inimigos” do governo federal.

Witzel atribuiu a operação à suposta interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal, denunciada pelo ex-ministro Sérgio Moro ao pedir demissão. A possível interferência é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal.

“A Polícia Federal deveria fazer o seu trabalho com a mesma celeridade que passou a fazer aqui no estado do Rio de Janeiro porque o presidente acredita que eu estou perseguindo a família dele e ele só tem essa alternativa de me perseguir politicamente”.

No fim do ano passado, Bolsonaro afirmou que o governador estava por trás da investigação contra o filho Flávio Bolsonaro, na apuração sobre o suposto esquema de rachadinha.

Ataque a Flávio Bolsonaro

O governador do Rio disse que o senador Flávio Bolsonaro já deveria estar preso. Flávio foi um dos que apoiou a campanha de Witzel em 2018 e o governador se disse arrependido da aliança.

“Ao contrário do que se vê na família do presidente Bolsonaro, a família engaveta inquéritos, vaza informações.

O senador Flávio Bolsonaro, com todas as provas que temos contra ele, já devia estar preso. Este sim. A polícia federal deveria fazer o seu trabalho com a mesma serenidade que passou a fazer no Rio de Janeiro porque o presidente acredita que estou perseguindo a família, e ele acredita que a única alternativa é me perseguir politicamente”.

Em uma transmissão online em rede social, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) rebateu os ataques feitos por Wilson Witzel.

“Quando você diz que eu já deveria estar preso, preso por quê? Eu não fiz nada de errado. Estou sendo investigado há mais de dois anos e não tem denúncia contra mim porque não tem como me denunciar. Agora, no seu caso não”, disse Flávio.

Ao final da live na rede social, Flávio se desculpou com os eleitores. Em 2018, ele fez campanha para o governador Wilson Witzel.

“Peço desculpas a você que votou no governador Wilson acreditando em mim, no Bolsonaro. Eu, especificamente, porque o presidente ficou rodando outros estados e me deixou sob incumbência para tocar a campanha no Rio de Janeiro”.

site entrou contato com a Presidência da República para comentar as declarações de Witzel, mas foi informado que não haverá comentário sobre a fala do governador Witzel. Mais cedo, Jair Bolsonaro riu ao ouvir sobre a operação, parabenizou a PF e disse que soube pela imprensa.

No pronunciamento, o governador também afirmou que tem a consciência tranquila que não vai desistir do estado.

“Continuarei trabalhando para uma democracia melhor, continuarei lutando contra esse fascismo que está se instalando no país, contra essa nova ditadura de perseguição até o último dia dos meus dias. Não permitirei que, infelizmente esse presidente que eu ajudei a eleger, se torne mais um ditador na América Latina”.

Em nota, Witzel já havia negado as irregularidades e disse que abriria os sigilos. Ele também citou a acusação contra o presidente Jair Bolsonaro, de quem foi aliado político e contou com apoio na campanha, sobre suposta interferência na Polícia Federal.

Suspeitas contra Witzel

O Ministério Público Federal afirma que houve fraudes com “provável envolvimento da cúpula do Poder Executivo”.

A investigação traça uma hierarquia no esquema que passaria pela primeira-dama Helena Witzel, o ex-secretário de Saúde Edmar Santos e o ex-subsecretário da pasta, Gabriell Neves.

A investigação aponta ainda “vínculo bastante estreito e suspeito” entre a primeira dama Helena Witzel e as empresas do empresário Mário Peixoto, preso no início do mês. Ele nega qualquer relação ilícita com o governador.

De acordo com a investigação, uma empresa ligada a Peixoto fez pagamentos ao escritório de advocacia de Helena Witzel.

Outra suspeita é que Peixoto estivesse interessado em fornecer serviços para a administração pública em contratos dos hospitais de campanha para Covid-19.

Nota na íntegra do governador

“Não há absolutamente nenhuma participação ou autoria minha em nenhum tipo de irregularidade nas questões que envolvem as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal. Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará. A interferência anunciada pelo presidente da república está devidamente oficializada. Estou à disposição da Justiça, meus sigilos abertos e estou tranquilo sobre o desdobramento dos fatos. Sigo em alinhamento com a Justiça para que se apure rapidamente os fatos. Não abandonarei meus princípios e muito menos o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o governador em nota.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

27 de maio de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!