Search
Close this search box.
Descumprimentos aos decretos de combate à Covid-19 somam mais de 700 ocorrências em Cabo Frio

Descumprimentos aos decretos de combate à Covid-19 somam mais de 700 ocorrências em Cabo Frio

Por Rlagos Notícias

20 de junho de 2020

Compartilhar no WhatsApp

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Ordem Pública, contabiliza 706 ocorrências por descumprimento aos decretos municipais de combate e prevenção à pandemia da Covid-19.

As medidas começaram a ser adotadas no município em 13 de março e, desde então, as equipes emitiram 636 notificações e 70 multas. Maio é o mês com maior incidência, sendo 193 e 33, respectivamente.

De acordo com levantamento da Secretaria de Ordem Pública, a partir da implantação, em maio, da Zona Laranja, que prevê a reabertura gradual da economia por meio de diretrizes do Plano de Controle e Ação (PCA) e do Índice Geral de Controle (IGC), as principais ocorrências foram distanciamento de mesas, suspensão de permissionários e atendimento ao público.

As áreas de maior incidência foram Centro, na Avenida do Contorno, Praça da Cidadania e Rua Jonas Garcia; Jardim Flamboyant, na altura da Praça da Rodoviária; Palmeiras, nas Ruas Irmã Josefina da Veiga e Porto Alegre; Parque Burle, na Rua Los Angeles; São Cristóvão, na praça de mesmo nome; na Passagem, na altura da Avenida Assunção, e na Praia do Forte, incluindo Dunas e Canto do Forte.

O relaxamento nas medidas ocorre por zona cromática e o município adota iniciativas da Zona Laranja em caráter experimental pelo prazo de 14 dias a contar da data da publicação do decreto, conforme acordado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e segundo diretrizes do PCA e do IGC. Importante ressaltar que a classificação da cidade em áreas por cor é atualizada diariamente pelo Gabinete de Gestão de Crise de acordo com a evolução da pandemia.

Desta forma, estão mantidos o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa, exceto para pessoas que sofrem de patologias respiratórias e àquelas pessoas com deficiência. Mas é necessário que apresentem documento médico que ateste o risco ou inadaptação às máscaras nos casos especificados; e o serviço de barreira sanitária. Confira aqui detalhamento do decreto 6.266.

Permanência da Zona Laranja

Nesta sexta (19), a Prefeitura de Cabo Frio determinou, por meio do decreto 6.274, a continuidade da Zona Laranja, que prevê ações de enfrentamento à Covid-19. O documento passa a vigorar a partir de sábado (20), por mais 14 dias.

Antes, no dia 10 de junho, o decreto 6.271 alterou algumas medidas do documento anterior, o 6.266, no que se referem ao acesso de clientes no interior dos estabelecimentos, bem como o horário de funcionamento dos comércios quando o IGC classificar o município na Zona Laranja. As mudanças foram:

A) Acesso ao interior conforme tamanho do local

I – 16 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação de 200 a 400m2;
II – 24 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação de 400 a 600m2;
III – 32 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação de 600 a 800m2;
IV – 40 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação de 800 a 1000m2;
V – 48 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação de 1000 a 1200m2;
VI – 56 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação de 1200 a 1400m2;
VII – 64 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação de1400 a 1600m2;
VIII – 72 clientes por vez, em estabelecimentos com tamanho de edificação acima de 1.600m².

B) Horário de funcionamento

24 horas – Comércio de Produtos Essenciais: supermercados; hortifrutigranjeiros; minimercados; mercearias; açougues; peixarias; aviários; padarias; lojas de panificados, comércio especializado em produtos naturais, suplementos e fórmulas alimentares; postos de combustíveis e lojas de conveniências; comércio de produtos farmacêuticos, clínicas e consultórios médicos ou odontológicos; laboratórios de exames clínicos e de imagem; clínicas veterinárias; comércio da construção civil, ferragens, madeireiras, serralheiras, pinturas e afins; comércio atacadista; atividades industriais de necessário funcionamento contínuo e serviços industriais de utilidade pública.

9h às 17h – Indústria e Serviços: serviços em geral; indústrias extrativas;indústrias de transformação; atividades gráficas; atividades financeiras; seguradoras e serviços relacionados; atividades imobiliárias; atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria; atividades de empresas, de consultoria e de gestão empresarial; atividades de arquitetura e engenharia; atividades de publicidade e comunicação; atividades administrativas e serviços complementares; agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas; lotéricas e correspondentes bancários; bancas de jornais e revistas.

11h às 19h – comércio varejista, exceto shopping centers e centros comerciais; comércio varejista em geral, exceto ambulantes; atividades de lavanderias, tinturarias e toalheiros; comércio de combustíveis e lubrificantes, exceto Postos de Combustíveis; serviços de corte e costura e demais estabelecimentos não citados anteriormente.

7h às 17h – Construção Civil e atividades da cadeia automobilística como oficinas, mecânicas, lanternagem, pintura e afins.

As demais medidas decreto 6.266, de 5 de junho, permanecem válidas, sem alteração pelo decreto 6.271.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

20 de junho de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!