Search
Close this search box.
‘Japonês da Federal’ é condenado por contrabando, perde o cargo e vai pagar multa

‘Japonês da Federal’ é condenado por contrabando, perde o cargo e vai pagar multa

Por Rlagos Notícias

19 de julho de 2020

Compartilhar no WhatsApp

POR: MARCOS ANTONIO DE JESUS

Newton Ishii, o ex-agente da Polícia Federal, conhecido como “Japonês da Federal”, foi condenado por facilitação de contrabando pela fronteira Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu.

Por causa disso, ele vai perder o cargo e vai ter que pagar uma multa de R$ 200 mil. Segundo o juiz Sérgio Luis Ruivo Marques, da 1ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu, a conduta de Ishii “foi de extrema gravidade, com afronta direta a dignidade da função pública por ele exercida”.

De acordo com a ação, ele se “escondeu por trás do aparato institucional voltado ao combate do crime na fronteira, para facilitar o contrabando/descaminho, o que impede que o agente, após tal fato, prossiga atuando como agente policial”. A multa foi calculada a partir do valor de 40 vezes a média da renda autodeclarada por ele. O valor da condenação será atualizado monetariamente pelo INPC e vai sofrer a incidência de juros moratórios, no patamar de 1% ao mês.

O “Japonês da Federal” também foi condenado por corrupção e descaminho por supostamente facilitar entrada de produtos contrabandeados do Paraguai. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) chegou a referendar a decisão de primeira instância, rejeitando recurso do acusado.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

19 de julho de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!