Search
Close this search box.
Cariocas e turistas voltam a lotar areias das praias do Rio e de Niterói em domingo de sol

Cariocas e turistas voltam a lotar areias das praias do Rio e de Niterói em domingo de sol

Por Rlagos Notícias

6 de setembro de 2020

Compartilhar no WhatsApp

Cariocas e turistas voltaram a encher as praias da Zona Sul neste domingo, véspera de feriado. Mesmo com a liberação apenas para banho de mar, as areias ficaram lotadas de banhistas que levaram cadeiras e guarda-sol, como no velho normal.

Apesar de obrigatório, o uso de máscara está sendo respeitado por poucos frequentadores. Na areia e nos quiosques, sem o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias, o acessório de proteção é ignorado pela maioria das pessoas.

Moradora do Leblon, a aposentada Maria Alice Vieira Morgado, de 87 anos, passeou pela orla com o marido nesta manhã e lamentou que as pessoas não estivessem respeitando o uso da máscara:

— Não sou contra a liberação das praias e acho que as areias poderiam estar liberadas, além do banho de mar, mas todo mundo tem que colaborar, senão essa quarentena não vai acabar nunca.

Após comprar um cerveja e conversar com o garçom em um quiosque no Leblon sem máscara, o advogado Vitor Schimidt garantiu que estava usando durante todo o trajeto que fez de bicicleta, desde Copacabana. Apesar de o local reunir uma aglomeração de pessoas sem o acessório de proteção, para ele, a situação está sob controle.

— Vim de Copacana até o Leblon usando máscara e vi muitas pessoas fazendo o mesmo. Outras não. A regra de proibição de banho de sol nas areaias é correta, mas entendo a dificuldade cultural de cumprir essa norma, ainda mais em um dia de sol depois de tanto tempo em quarentena. Quem está aqui está se expondo a um risco, mas fico confortável em saber que alguns setores da economia estão começando a se recuperar, como quiosqueiros e ambulantes.

Um dos trechos mais críticos da Zona Sul, o posto 7, no Arpoador, reúne a maior aglomeração ao longo da orla. Sem fiscalização da Guarda Municipal, banhistas lotam a faixa de areia com barracas montadas lado a lado.

A praia do Leme também registrou uma alta concentração de banhistas. Com mar agitado, o helicóptero do Corpo de Bombeiros resgatou cinco pessoas na água, na tarde deste domingo.

No caminho para praias da Zona Oeste, extensos engarrafamentos foram registrados ao longo do dia. Motoristas que circulavam pela via da Prainha reclamaram da operação da prefeitura, que estava com carros estacionados em fila. Mas, visivelmente, o que provocou a lentidão no trânsito foi o excesso de carros nas vias estreitas e de mão dupla da orla. Na Praia do Pontal, vários ônibus estacionados. Em um momento da manhã a equipe de reportagem do GLOBO contou 28.



Moradora do Recreio, a artesã Angélica Gonçalves ficou indignada com a superlotação na areia ao pedalar na civlovia.

—Desde que a pandemia começou é o dia em que vejo a praia mais cheia. As pessoas acham que está tudo normal, mas não está. Quase ninguém de máscara e muita gente grudada na praia. Essa falta de consciência da população é revoltante — disse.

Niterói também tem praias cheias

Após reclamações sobre os engarrafamentos e transtornos causados pelos bloqueios dos acessos aos bairros da Região Oceânica, a prefeitura de Niterói adotou uma nova estratégia para fiscalização das praias. Desde este sábado, ao invés do bloqueio na entrada dos bairros, os agentes da Guarda Municipal foram orientados a fazer a fiscalização diretamente nos calçadões e areia das praias da região. Entretanto, de acordo com moradores, já neste primeiro final de semana as praias ficaram lotadas.

O acesso às praias da cidade está liberado para o banho de mar e prática de exercícios físicos individuais das 6h às 12h30 e das 16h às 22h, porém a permanência para banho de sol e a prática de atividades esportivas coletivas como altinha e futevôlei continuam proibidas. O uso da máscara nas ruas e na areia é obrigatório.

Através de suas câmeras de seguranca, a Associação de Moradores de Itacoatiara (Soami) flagrou cenas de desrespeito nas areias e infrações de trânsito, como estacionamento irregular.

“No primeiro dia da mudança Itacoatiara ficou lotada e cheia de infrações de trânsito, além de desrespeito às medidas. Neste domingo, o problema se repetiu e, de acordo com os alertas que temos recebido, a Guarda Municipal não está fiscalizando a areia como previsto” diz a nota da Soami.

Já na praia de Camboinhas, no entanto, guardas muncipais expulsavam banhistas que se recusavam a sair da areia.

Aglomeração nas praias da Região dos Lagos

Na Região dos Lagos, os flagrantes de aglomeração e desrespeito às regras impostas pelos municípios se repete. Em Arraial do Cabo e Cabo Frio havia aglomeração de barracas, nenhum uso de máscara, cada barraca tinha mais de 5 pessoas, nenhuma fiscalização, todo mundo muito próximo um do outro.

— Moro em Cabo Frio e estou completamente assustada com a falta de fiscalização nas praias e a quantidade de pessoas aglomeradas. Simplesmente estão ignorando a pandemia. É assustador. Eu moro perto da Praia do Forte e resolvi registar essas imagens para tentar conscientizar a população — disse a assistente social Bruna Côrtes.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

6 de setembro de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!