Conselhos para comprar um imóvel em Cabo Frio por um baixo valor

55

Veja como economizar ao investir na casa própria

O sonho de muitos brasileiros é realizar o sonho da compra de um imóvel e sair de vez do aluguel. O que muitos não sabem é que mesmo em momentos sem queda nos preços ou juros menores no mercado, é possível conquistar o tão sonhado imóvel pagando menos.

Isso é possível através de uma conversa junto ao proprietário capaz de gerar mais descontos ou ainda uma oferta mais vantajosa dependendo das condições utilizadas para o pagamento.

Seja qual for a sua situação, o ideal é seguir alguns conselhos que vão te ajudar a encontrar imóveis mais acessíveis ou ainda prometem facilitar a negociação com o responsável pela venda. Preparado? Confira a seguir dicas que vão te ajudar a comprar seu imóvel pagando menos:

1) PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Um dos passos que fazem com que a aquisição de imóvel seja uma etapa tão aguardada é justamente a questão do investimento. Se engana quem acredita que mesmo ao comprar um imóvel mais barato não é preciso planejamento: é aí onde mora o perigo. Antes de mais nada o primeiro passo para comprar casas à venda em Cabo Frio é organizar o orçamento.

Nesse momento é interessante abrir uma poupança e começar a poupar dinheiro, mesmo se o objetivo for realizar um financiamento. Liste quais são as suas despesas mensais e quais delas você pode abrir mão para liberar recursos e garantir a conquista do seu objetivo. Ao entender seu cenário financeiro, faça uma estimativa de quanto você deverá poupar por mês e em quanto tempo você irá conseguir concluir a sua meta necessária para a compra.

Ao dar início as primeiras pesquisas e identificar potenciais imóveis, é importante que você aproveite para conhecer o mercado e ter em mente qual será o valor gasto com a unidade.

2) INVESTIMENTO E PAGAMENTO

Ao começar a poupar recursos, você aumenta as possibilidades de estar realizando o pagamento do imóvel à vista e ainda conquistar descontos, economizando na hora de realizar a sua compra.

Para isso, mais do que guardar dinheiro é importante conhecer e explorar diferentes formas de investimento, que permitam aumentar a quantia existente durante o período em que o recurso está sendo investido. Assim, você ganha enquanto o dinheiro está sendo armazenado.

Além de algumas aplicações, não deixe de movimentar o dinheiro, pois dinheiro parado não traz mais retornos do que o já existente. Em paralelo ao seu investimento, também é interessante estudar formas de pagamento do imóvel a prazo, como opções de consórcios e financiamentos.

No consórcio, os participantes pagam mensalmente uma cota, onde até o final do contrato, todos os meses um participante é contemplado com o valor necessário para a compra do imóvel.

Outra opção é optar pelo financiamento, em que o fundo de garantia (FGTS) pode ser usado como entrada, facilitando o acesso a casa própria. Nesses casos, é importante realizar uma boa pesquisa, a fim de conhecer as taxas e os bancos que oferecem as melhores condições.

3) PESQUISA IMOBILIÁRIA

Com o orçamento organizado, chegou a hora de procurar o imóvel ideal. Para isso, antes de abrir os sites de busca, entenda as suas necessidades enquanto comprador.

Quantas pessoas devem morar no novo imóvel? Existem planos da família aumentar? A família possui animais de estimação? O imóvel precisa ser próximo ao centro? O que não pode faltar no imóvel? Quais conveniências seria interessante que o imóvel tivesse?

Ao responder essas perguntas, você vai conseguir ter uma visão de qual o tipo de imóvel está buscando e assim realizar uma busca muito mais assertiva, com grandes chances de realizar um bom negócio.

Depois de identificar os pontos mais importantes, você pode dar início a busca. Para conquistar bons resultados, é interessante utilizar mais de uma ferramenta como sites de imobiliárias, portais com anúncios de apartamentos em Cabo Frio ou ainda consultar alguns sites de leilões online. Com mais de uma opção, será mais fácil diversificar os resultados e ampliar a sua resposta de busca.

Além de aumentar a procura, outra dica importante para encontrar imóveis acessíveis é fazer uma pesquisa estratégica. Alterne os dias e horários de busca para refinar os resultados de acordo com os valores desejados. Em algumas regiões, é mais desafiador encontrar imóveis por um valor mais baixo, por isso realizar uma boa pesquisa pode ajudar.

Ao encontrar uma localização, busque conhecer valores de imóveis semelhantes ao que você está procurando. Se o valor estiver acima da vizinhança, é possível utilizar essa informação como estratégia de argumentação. Também busque conhecer mais sobre o bairro, tanto pontos positivos, como os negativos, isso ajuda a entender e até mesmo negociar o valor com o proprietário.

4) CONDIÇÕES DO IMÓVEL

Outro recurso que pode ajudar a conquistar um imóvel mais acessível é conhecer as condições da unidade. Para isso, não deixe de explorar a vizinhança.

Converse com a síndica ou com os vizinhos e busque saber se os pagamentos do condomínio e demais taxas estavam sendo realizadas dentro do prazo.

Após a conversa, preste atenção aos detalhes na hora da visita. Verifique como se encontram as condições da pintura, do acabamento, rede elétrica e hidraúlica. Além de evitar dores de cabeça no futuro, observar esses pontos podem ajudar a negociar um desconto, dependendo da situação.

Outra dica para conhecer mais sobre o imóvel é realizar visitas em diferentes momentos do dia. De preferência, busque agendar os encontros nos períodos da manhã, tarde e noite.

Dessa forma é possível descobrir os horários de maior incidência do sol, além conhecer mais sobre o bairro, como a movimentação e a segurança da região.

Após todas essas etapas, tente descobrir a quanto tempo o imóvel está no mercado e quais as motivações por trás da venda. Com essas informações em mãos, fica mais fácil conversar com o proprietário. Se o imóvel estiver a um bom tempo no mercado, é possível negociar um desconto maior com uma entrada a vista ou com a oferta de uma proposta, resultando um bom custo-benefício.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!