Estudo aponta que milícias dominam 57% das áreas do Rio de Janeiro

282

Mapa dos grupos armados do Rio, com informações do ano de 2019, foi divulgado, nesta segunda-feira (19), pela plataforma Fogo Cruzado

O mapa que contém informações sobre grupos armados do Rio de Janeiro em 2019 foi lançado, nesta segunda-feira (19), pela plataforma Fogo Cruzado. O levantamento foi realizado em parceria com o Disque Denúncia, o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI/UFF), o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e a plataforma digital Pista News.

Ao todo foram analisadas mais de 37 mil denúncias coletadas pelo Disque Denúncia que mencionavam milícias ou tráfico de drogas em 2019. O mapa foi dividido de acordo com o grupo de domínio de cada região. (Comando Vermelho, Terceiro Comando, Amigos dos Amigos e Milícias).

Com base nesse levantamento, foi possível verificar a abrangência das milícias, que no ano passado apareceram controlando 25,5% dos bairros, que totalizam 57,5% da superfície territorial da cidade do Rio de Janeiro e 33,1% da população carioca.

O mapa foi desenvolvido em um ano e meio com dados coletados em todo o ano de 2019. O próximo passo dos trabalhos é desenvolver uma série histórica com dados mapeados a partir de 2005.