Relatório do Ministério da Saúde aponta problemas estruturais no Hospital Federal de Bonsucesso

45

O último relatório técnico do Ministério da Saúde sobre as condições de estrutura física e técnica existentes nos serviços de entrada, distribuição e geração de energia de emergência no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, aponta que as ações já efetuadas e em curso, oriundas dos setores técnicos, para minimizar as condições de risco e, ainda, as necessidades emergenciais de ações para reforma, atualização e estabelecimento de condições de segurança nas instalações.

Tanto a subestação, quanto os geradores do HFB apresentam problemas diversos na área física e em equipamentos, detectados ao longo dos últimos 10 anos e agravados pelo inicio de uma obra de reforma contratada no ano de 2010.

A nota também diz que Cabe pontuar que, ainda que o relatório levante a questão do alto risco atual, este vem sendo pontuado pelos técnicos do HFB e do DGHMS ao longo dos últimos cinco anos, deixando de ser um risco usual em 2014 e chegando a um risco gravíssimo em 2019.

Os anos de inoperância e falta de resolução para o problema contribuiriam para o agravamento das condições dos equipamentos até a situação atual, acentua o relatório