Search
Close this search box.
Irmãos Natalino e Jerominho Guimarães são alvos de operação da Polícia Federal eles são acusados de serem fundadores da maior milícia do Rio

Irmãos Natalino e Jerominho Guimarães são alvos de operação da Polícia Federal eles são acusados de serem fundadores da maior milícia do Rio

Por Rlagos Notícias

12 de novembro de 2020

Compartilhar no WhatsApp

Em meio à tentativa de volta do clã Jerominho ao cenário político fluminense, quatro dos nomes mais influentes da família foram alvos de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira. O patriarca Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, de 71 anos, ex-vereador preso acusado de fundar a maior milícia do estado; seu irmão, José Guimarães Natalino; Carminha Jerominho, filha de Jerominho que disputa uma vaga na Câmara de Vereadores pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Jéssica Natalino, candidata à vice na chapa de Suêd Haidar à Prefeitura do Rio, foram alvos da operação. A relação da família Jerominho com a política no Rio de Janeiro é antiga.

Jerominho

Jerominho estava preso no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, desde dezembro de 2007, e foi absolvido e solto em outubro de 2018 após 11 anos encarcerado. Ele era acusado de ser o mandante da morte do motorista de van Rodrigo Costa, em 2005, em Campo Grande. A vítima sobreviveu ao ataque. Jerônimo foi acusado, no início dos anos 2000, de comandar a maior milícia do Rio.

Após sair da prisão, o patriarca da família ensaiava voltar à política, como vice de Suêd na disputa à Prefeitura do Rio. A candidatura não avançou e Jerominho deu espaço para a sobrinha Jéssica compor a chapa com a candidata do PMB.

Jerominho ficou preso por mais de 10 anos
Jerominho ficou preso por mais de 10 anos Foto: Marcio Alves /

Carminha Jerominho

A filha de Jerominho, Carminha também busca uma redenção na política. Nesta campanha, ela tenta voltara à Câmara de Vereadores após 11 anos. Em 2008, a filha de Jerominho chegou a ser eleita mesmo estando presa após ser acusada de usar a milícia para coagir eleitores na Zona Oeste.

Carminha se elegeu de dentro da penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Um ano depois da prisão e de ser eleita, a herdeira do clã foi cassada por arrecadação irregular de verba, mas voltou ao cargo em 2011 por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em 2012, ela tentou ser reeleita, e perdeu.

A filha Carminha Jerominho, também ex-parlamentar e candidata a vereadora
A filha Carminha Jerominho, também ex-parlamentar e candidata a vereadora Foto: Facebook / Reprodução

Natalino

O irmão e braço direito de Jerominho, Natalino José Guimarães, assim como o patriarca do clã, também ficou preso por uma década em presídios federais. Assim como o irmão, Natalino foi absolvido da acusação.

Natalino é ex policial militar e foi apontado pela CPI das Milícias, ao lado do irmão, Jerominho, como responsável por chefiar uma milícia na Zona Oeste, a maior da cidade. De acordo com a denúncia do Ministério Público, a quadrilha atuaria em Campo Grande, Guaratiba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e outros bairros da região e usava o símbolo do Batman para marcar as casas e estabelecimentos comerciais que pagavam por seus “serviços”. Ambos negam as acusações.

O político chegou a ser eleito deputado estadual em 2006. Após ser preso em 2008, acabou expulso de seu então partido, o DEM. Para evitar a cassação, renunciou ao cargo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em novembro de 2008, para evitar a abertura de seu processo de cassação.

Natalino José Guimarães
Natalino José Guimarães Foto: Marcelo Theobald 17-11-2008 /

Jéssica Natalino

Com a desistência de Jerominho de voltar à político na disputa eleitoral deste ano, o patriarca escalou a sobrinha, Jéssica Rabelo Guimarães, filha de Natalino, para concorrer ao lado da candidata do PMB, Suêd Haidar.

Advogada criminalista, Jéssica, de 29 anos, está grávida de seis meses e a previsão para o nascimento do primeiro filho, que terá o mesmo nome do avô, é novembro, mês da eleição.

Essa é a primeira vez que Jéssica disputa um cargo público. Em entrevista ao GLOBO, Suêd afirmou que Jéssica é uma “advogada, uma mãe, trabalhadora e jovem que vai fazer uma boa governança, humanista”, caso fosse eleita e rejeitou qualquer ligação com a milícia.

Jéssica Natalino, candidata a vice-prefeita pelo PMB
Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

12 de novembro de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!