Search
Close this search box.
O novo secretariado de Eduardo Paes, o prefeito eleito do Rio

O novo secretariado de Eduardo Paes, o prefeito eleito do Rio

Por Rlagos Notícias

29 de novembro de 2020

Compartilhar no WhatsApp

Eduardo Paes (DEM) já conhece todos os caminhos que levam ao Palácio da Cidade e à Gávea Pequena. Boa parte da turma que o cerca, também. A começar pelo círculo mais próximo, que foi apelidado de Quarteto Fantástico.

O eterno braço-direito Pedro Paulo Carvalho, desta vez está resistindo a deixar Brasília, onde acha que vai muito bem como deputado federal, obrigado. Paes ainda vai insistir em reeditar a dupla no supremo comando do Centro Administrativo São Sebastião. Mas…

Se Pedro Paulo não ceder, são duas as principais opções para a Casa Civil: Carlo Caiado e Thiago K.Ribeiro, ambos vereadores reeleitos pelo DEM. Caiado leva vantagem por ser mais próximo da família Maia, ter mais experiência na política e ser o presidente do diretório municipal do partido.

Qualquer um dos dois, porém, vai encontrar uma Casa Civil com nova roupagem. Sem o primeiro-ministro, a superpasta deve ficar mais modesta e menos poderosa.

Caiado e K.Ribeiro são coringas e também podem ter uma função importante na Câmara, tanto como líder do governo (e comandante da poderosa Comissão de Justiça e Redação) quanto como presidente da Casa.

Completa o núcleo duro da campanha (e do futuro governo) o deputado federal Marcelo Calero (Cidadania). O ex-diplomata preparou todo um projeto para evitar casos de corrupção — está sendo pensado para um cargo que junte governança e controle.

Ainda para líder de governo, Rafael Aloísio Freitas, vereador reeleito pelo Cidadania, está no radar. Se não for esse o seu destino, certamente terá algum papel relevante no governo — o moço cresceu no coração da campanha.

Para a Saúde, não há qualquer dúvida: o ex-secretário Daniel Soranz não tem adversário. Já foi até anunciado pelo prefeito eleito.

Para a árdua tarefa de reorganizar a Educação no pós-pandemia, Paes sonha em ter de volta Cláudia Costin. Se não conseguir, deve investir em algum servidor de carreira.

Aliás, outro ex que futuro prefeito sonhava em ter de volta é Marco Aurélio Cardoso, o cérebro da Fazenda. O problema é que agora o economista está trabalhando no Rio Grande do Sul, com o governador Eduardo Leite (PSDB).

Um cargo especial está sendo pensado para o vereador e ex-prefeito Cesar Maia — o homem que começou tudo isso ao nomear Paes o seu subprefeito. A ideia do recém-eleito é convidar o mestre a integrar o seu governo — seja numa Secretaria especial de Relações Internacionais, ou no comando de um conselho importante.

Sem falar que a ida de Cesar para a prefeitura abre vaga para Átila Nunes Filho assumir a vaga de vereador. Atilinha é muito ligado a Paes.

Existe ainda uma turma de rostos quase desconhecidos na política, que tem a simpatia do grupo do prefeito — e combina com os planos de renovação e de empoderamento (ah, essa palavra da moda) de novos líderes. Entre eles estão a criadora da A

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

29 de novembro de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!