Search
Close this search box.
Plano de vacinação prevê quatro fases e 109,5 milhões de pessoas imunizadas

Plano de vacinação prevê quatro fases e 109,5 milhões de pessoas imunizadas

Por Rlagos Notícias

1 de dezembro de 2020

Compartilhar no WhatsApp

O plano preliminar de imunização do Ministério da Saúde prevê a aplicação da vacina em quatro fases e um contingente de 109,5 milhões de brasileiros imunizados em duas doses. A imunização de grupos prioritários será feita de acordo com a disponibilidade de doses. A expectativa da pasta é de começar a imunização em março, isso dependerá, no entanto, da aprovação de alguma vacina pela Anvisa.

Os grupos prioritários de vacinação irão variar de acordo com a disponibilidade de doses. Por exemplo, na fase um está prevista a vacinação de pessoas acima de 75 anos, profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de 2 longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Na segunda fase, o grupo seria composto por pessoas de 60 a 74 anos.Num terceiro momento serão imunizadas pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). Na última serão vacinados professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A pasta apresentou um plano geral, mas que leva em consideração as especificidades das vacinas que estão em fase 3 de desenvolvimento, como a desenvolvida por Oxford em parceria com a AstraZeneca, além das que compõem o consórcio Covax Facility. Também na fase 3, a CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, estaria contemplada.

O GLOBO apurou que o ministério não definiu, no entanto, a quantidade de insumos (como seringas) e salas de vacinação necessárias para realizar a imunização na população. O argumento é de que esses pontos dependerão da quantidade de doses disponibilizadas ao país. Atualmente, o Ministério possui de 100,4 milhões de doses da vacina de Oxford e 42,5 milhões do consórcio Covax.

Em nota, a pasta afirmou que a pasta está no” processo de compra de 300 milhões de seringas e agulhas no mercado nacional para aplicação das doses, e outras 40 milhões no mercado internacional.”

O Ministério disse ainda que já foi realizada pesquisa de preços e emissão de nota técnica para elaboração do edital de compra, que será lançado na próxima semana.

Os eixos que compõem o plano são: situação epidemiológica, atualização das vacinas em estudo, monitoramento e orçamento, operacionalização da campanha, farmacovigilância, estudos de monitoramento pós marketing, sistema de informação; monitoramento, supervisão e avaliação; comunicação; encerramento da campanha.

A pasta definiu os grupos prioritários a partir de orientação da Organização Mundial de Saúde. A definição de quem será imunizado primeiro ainda pode mudar , de acordo com a pasta.

— É um grande desafio que temos pela frente. Mas temos capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas reunidas com vontade fazer o melhor plano do mundo — afirmou o ministro Eduardo Pazuello durante a reunião com técnicos.

O ministro voltou a dizer que todas as vacinas serão consideradas pelo governo:

— Estamos na prospecção de todas as vacinas. Todas são importantes.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

1 de dezembro de 2020

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!