Prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho ameaça prender quem não usa máscara, mas mantém réveillon com direito a fogos na cidade

95

A prefeita de Araruama, Lívia Bello, manteve a queima de fogos no município na virada do ano, apesar do avanço da pandemia do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que determina que a Guarda, escolte para casa, ou prenda, o cidadão que for flagrado sem máscara nas ruas da cidade.

As medidas estão no novo decreto assinado ontem, que estabelece a queima de fogos em três pontos da cidade: Lagoa do Centro; Lagoa do Tomé, próximo ao Calçadão Cultural e na lagoa de Iguabinha.

O decreto determina a obrigatoriedade do uso de máscara e o distanciamento social durante os espetáculos pirotécnicos na virada do ano e estabelece ainda que a Guarda será a responsável pela evacuação das pessoas dos locais após a queima de fogos.

A prefeita determina ainda que a queima de fogos na praia do Centro, principal ponto de comemoração do réveillon, será transmitida ao vivo pela página da prefeitura para que o público assista de casa e evite aglomerações.

O decreto também proíbe barracas de alimentos e bebidas, nos locais devendo funcionar somente os estabelecimentos fixos e quiosques existentes sem colocação de mesas e cadeiras. Também não haverá montagem de palcos para shows.
Lei na íntegra o artigo que autoriza o réveillon em Araruama:

Art.24° – Conforme relatório da Comissão Técnica do Município Covid-19, fica a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer autorizada a realizar as boas-vindas ao ano de 2021, que deverão ocorrer de forma diferente da tradicional na cidade de Araruama. A queima de fogos será em menor proporção e deverá ser descentralizada e dividida em 3(três) Distritos, 1º Distrito – Lagoa do Centro, 4º Distrito – na Lagoa do Tomé próximo ao Calçadão Cultural e no 5º Distrito na lagoa de Iguabinha. Evitando-se assim aglomerações. O uso de máscara de proteção será obrigatório, bem como o distanciamento entre as pessoas. A queima de fogos central será transmitida ao vivo pela página da Prefeitura Municipal de Araruama e o público poderá assistir de casa, evitando-se assim aglomerações.
I- Fica a Guarda Civil Municipal responsável pela evacuação das pessoas que
possam estar presentes, assim que terminar a queima de fogos;
II- Fica proibido barracas de alimentos e bebidas, devendo funcionar somente os
estabelecimentos fixos e quiosques existentes sem colocação de mesas e
cadeiras;
III- Proibido a permanência de veículos como carro de som, ficando a Guarda
Civil Municipal autorizada ao cumprimento. Caso haja resistência a Guarda
Civil Municipal conduzirá à delegacia, além da aplicação de multa;
IV- Não haverá montagem de palcos para shows;