Idosa de 90 anos é a primeira a ser vacinada contra Covid no Reino Unido

103

Margaret Keenan recebeu a dose da parceria Pfizer/Biontech em um hospital em Coventry, região central da Inglaterra

Margareth Keen, uma britânica de 90 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Reino Unido.  A idosa foi imunizada com uma dose da vacina produzida pela Pfizer e Biontech em um hospital em Conventry, na Região Central da Inglaterra, na manhã desta terça-feira (08).

“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse Keenan. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo”, completou.

Nesta terça, o Reino Unido começou a vacinar a população contra o coronavírus. O anúncio foi feito pelo ministro britânico de Saúde, Matt Hancock. Ao todo, cerca de 800 mil doses devem ser disponibilizadas na primeira semana.

A prioridade na campanha de vacinação são pessoas maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso. A imunização do restante da população com mais de 50 anos, além dos adultos com alguma doença pré-existente deve acontecer em 2021.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou uma nota para informar que deve assinar, ainda nesta semana, o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pela Pfizer e pela Biontech contra a Covid-19.

Segundo a nota, a vacina deve ser fornecida em 2021, mas a data não foi especificada. O texto diz ainda que os termos já estão bem avançados.