Folia de Reis é celebrada com vídeo produzido pela Prefeitura de Cabo Frio

115

O desafio de levar cultura, tradição e conhecimento em tempos de pandemia está sendo superado com um esforço especial da Prefeitura de Cabo Frio para celebrar a Folia de Reis, festejada nesta quarta-feira (6). Por não poder levar os grupos folclóricos para as ruas, evitando aglomerações que favoreçam a propagação da Covid-19, a Secretaria Adjunta de Comunicação e a Secretaria de Cultura produziram um vídeo especial sobre a Folia de Reis, que será divulgado às 19h na página da Prefeitura de Cabo Frio no Facebook.

O vídeo conta com a participação dos grupos folclóricos “Folia de São Cristóvão” e “Folia Estrela Dalva”.

“Após esse período de restrições, nossa ideia é organizar apresentações da Folia de Reis durante todo o ano, não apenas nesta época tradicional”, explica o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues. 

A Folia de Reis é uma manifestação folclórica que celebra a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. A festa se caracteriza como um cortejo de cantos religiosos ou humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos, como acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas e pandeiros, entre outros, em que os participantes visitam casas de porta em porta com a cantoria.