Quilombola de 111 anos é a primeira idosa vacinada em Búzios

43

A quilombola, Dona Eva, de 111 anos, foi a primeira idosa a receber a dose da vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio.

De acordo com a Prefeitura, a vacina foi aplicada por volta das 17h30 desta terça-feira (19) na casa da idosa, no Quilombo da Rasa.

Ainda segundo o município, Eva Maria Oliveira, tem 12 filhos e é neta de escravos, além de ser a moradora mais antiga e ilustre do Quilombo da Rasa, localizado na entrada da cidade.

A imunização também foi realizada nos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. A aplicação ocorreu de forma imediata após as doses chegarem no Hospital Rodolpho Perissé.

Na unidade hospitalar, o primeiro técnico de enfermagem que recebeu a vacina foi Marcio Ferreira. Para ele, foi uma grande emoção, pois “a vacina dá paz e esperança de termos uma vida melhor e mais tranquila daqui para frente”.

Primeira etapa

Nesta primeira etapa de vacinação, 361 pessoas dos grupos prioritários vão ser imunizadas, distribuídas da seguinte forma:

  • Trabalhadores da Saúde: 342
  • Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em asilos ou abrigos): 18
  • Pessoas com deficiência institucionalizadas (internados): 1

A vacina CoronaVac deve ser aplicada em duas doses por paciente, com intervalo entre 14 e 28 dias entre as aplicações.

Comentários