Bocão do Povo – Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quarta – Feira (10)

153

Prefeitura Mentirosa

A secretaria de Estado de Saúde, em nota, desmentiu a prefeitura de Cabo Frio que informou ontem que todos os profissionais de saúde, não apenas os que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, devem ser vacinados nesta primeira fase da campanha de vacinação. A Secretaria de Estado esclarece que segue a recomendação do Ministério da Saúde, e repassa as orientações aos municípios e, neste primeiro momento a vacinação deve imunizar os seguintes grupos: Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação; pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos; pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas; trabalhadores dessas instituições; e povos indígenas vivendo em terras indígenas.   Os municípios da região recebem nesta quinta-feira uma nova remessa da vacina CoronaVac contra a Covid-19. A distribuição de com 131.110 doses, para os 92 municípios do estado, foi iniciado ontem. As doses chegam, a região amanhã a bordo de helicópteros. As doses fazem parte de um lote de 282.200 enviadas pelo Ministério da Saúde   e deverão ser aplicadas como primeira dose no grupo elencado como prioritário. A outra metade do lote será enviada aos municípios dentro do prazo (21 dias) para a aplicação da segunda dose, garantindo o cumprimento do esquema vacinal. Até as 9h de terça-feira (09.02), 92 municípios registraram 270.001 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado. Segue anexa a tabela detalhada sobre a imunização.



Quissamã em Cabo Frio

Cabo Frio recebeu a visita de Alexandre Souza Santos e Paulo Vitor Arqueijada Fonseca, respectivamente secretário de Mobilidade Urbana, e de Segurança Pública e Trânsito do município de Quissamã que vieram a conhecer a gestão das pastas locais.A visita começou pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e foi conduzida pelo secretário Jefferson Buitrago. Na conversa, Alexandre contou que Secretaria de Mobilidade de Quissamã acabou de ser criada: antes ela era uma Coordenadoria Especial. Os visitantes também tiveram acesso ao Projeto Calçada Acessível e ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana, cuja cópia foi solicitada pelo secretário de Mobilidade Urbana de Quissamã para servir de modelo para cidade do Norte Fluminense. Já na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança, a recepção ficou por conta do secretário-adjunto Robem Rodrigues. Guarda municipal concursado em Quissamã, Paulo Vitor contou ter ficado feliz ao ver que em Cabo Frio a Secretaria é comandada por dois guardas também efetivos.


Inauguração com Magdala

A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, participou da reinauguração do projeto social Investindo em Vidas, que funciona na Associação Clóvis Aurélio Tavares, no bairro Sinagoga, em Tamoios. Com ela, estavam o superintendente da Juventude, Marlon Barbosa, e a coordenadora da Criança e Adolescente, Simone Tavares. Eles foram recebidos pelo idealizador do projeto, capitão Itamar. O Investindo em Vidas atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos da região da Sinagoga, com atividades de esporte, cultura e reforço escolar. Os jovens também participam da primeira brigada infanto-juvenil do Mico-Leão-Dourado, grupo que trabalha em prol do social, preservação do meio ambiente e muitas outras atividades.



Vereadora pega Carona

A vereador a Carol Midori aproveitou um discurso dos colegas Alexandre Marques e Vinícius Corrêa, que defenderam na Tribuna da Câmara a ampliação do período de atendimento da Casa do Empreendedor, pegou uma carona no assunto e no melhor estilo copia e cola, assumiu como dela o discurso dos colegas e enviou um ofício para a Secretaria de Fazenda pedindo a ampliação do horário de atendimento. A Casa do Empreendedor tem atendido apenas sete pessoas por dia, duas vezes por semana. Segundo os vereadores Alexandre Marques e Vinícius Corrêa os micro empresários são obrigados a pegar uma senha pela manhã para atendimento às duas da tarde. Vereadora, como já diziam os antigos, quem tem rumo certo não pega carona na conversa dos outros.



Pastel na Capital

Em visita à capital, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, e o chefe de gabinete, Moisés Batista, se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, em busca de recursos para o município, na segunda, dia 08. As solicitações de verbas para as áreas da Saúde e Infraestrutura foram bem recebidas pelas autoridades estaduais. Ainda no mesmo dia, Fábio do Pastel esteve com o governador, Cláudio Castro, e os prefeitos de Iguaba Grande, Vantoil Martins, de Rio das Ostras, Marcelino Borba, e de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, além do deputado federal Gutemberg Reis. Foram abordadas as principais demandas da Região dos Lagos, assim como a busca por parcerias. “Esses encontros aconteceram com objetivo de estreitar as relações com o governo estadual. As reuniões com o presidente da Alerj e com o governador foram promissoras e estamos esperançosos que novas parcerias surgirão”, relatou Fábio, que avaliou como positiva a visita na capital.



Pastel e a Riocap

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, recebeu os representantes comerciais da empresa de títulos de capitalização, Riocap, Renato Oliveira e Wilson Jr, que firmaram o compromisso de planejar ações de adequação dos terceirizados que atuavam no município. Os representantes reforçaram, ainda, que as solicitações do município atendem também a visão da empresa. “Conversei com os responsáveis pela empresa de capitalização, que concordaram com a necessidade dos terceirizados se adequarem às normas de Ordem Pública instituídas em nosso município. Estas diretrizes visam à organização de nossas vias e à proteção dos trabalhadores envolvidos”, destacou Fábio. A instituição reiterou que as postagens contrárias à retirada das tendas de vendas dos títulos das vias públicas do município, que reverberam nas redes, não refletem o posicionamento do Riocap.



Maria da Penha em Saquarema

A prefeita de Saquarema-RJ, Manoela Peres (DEM), e o vice-prefeito Romulo Gomes (PSL), participaram de uma reunião nessa tarde de quarta-feira (10) com representantes das Secretarias da Mulher, Segurança e Ordem Pública, além de policiais militares do 25° Batalhão. O encontro teve como objetivo, tratar da implantação da Patrulha ‘Maria da Penha’ no município saquaremense.





Pensado no Ambiente

O prefeito de Iguaba Grande-RJ, Vantoil Martins (Cidadania), postou nas suas redes sociais as novas lixeiras feitas de madeiras de reflorestamento, que estão instaladas na orla da praia do município. O material está ao alcance de toda a população para o descarte de resíduos sólidos. Vantoil foi conferir de perto a colocação de cada lixeira e ele (Vantoil Martins) acredita que isso deixará a cidade mais limpa e mais agradável para o cidadão.



UERJ de Serginho

Dr. Serginho se reuniu com representantes da UERJ, na tarde de terça-feira, dia 09, para traçar as metas e conseguir executar o projeto de instalação da Faculdade de Medicina e outros cursos na Região dos Lagos. “Agradeço o empenho do magnífico reitor da UERJ Ricardo Lody, do sr. Mario Fritsch Diretor da faculdade de medicina da UERJ, Denizar Vianna Professor e assessor do reitor – faculdade de medicina, Eliete buskela Diretora científica da FAPERJ e professora da UERJ, Jorge José de Carvalho Professor da UERJ e diretor do centro biomédico, Lincoln Tavares Silva Pró-reitor de graduação da UERJ E Dr Edgard subsecretário da SECTI e professor da UERJ. Com trabalho, dedicação e empenho vamos superar os desafios e levar esse grande legado para à população de Cabo Frio e Região”, disse o Dr. Serginho, secretário estadual de Ciência e Tecnologia.



Filho de Witzel exonerado

Depois de pouco mais de um mês trabalhando na gestão de Eduardo Paes (DEM), Erick Witzel, filho mais velho do governador afastado, deixou a Prefeitura do Rio. A exoneração foi publicada nesta quarta-feira (10), e veio acompanhada do “a pedido”, expressão usada para indicar que foi o servidor quem pediu para sair. O primogênito de Wilson Witzel estava lotado na Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual, onde já trabalhava desde o governo de Marcelo Crivella (Republicanos).



BBB-21 vira pauta na ALERJ

O deputado estadual Atila Nunes (MDB), conhecido defensor das religiões de matrizes africanas, anunciou, nesta quarta-feira (10), que vai denunciar ao Ministério Público os participantes do “BBB21” Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena por vilipêndio religioso, crime caracterizado no Código Penal. Na última segunda-feira, o quarteto causou revolta nas redes sociais e foi acusado de intolerância religiosa por ter ironizado o orixá Xangô. Em conversa no quarto, Nego Di fez um trocadilho desrespeitoso com a entidade. Lumena é candomblecista e, junto com seus amigos, ironizou a umbanda, religião de Lucas Penteado. “Eu xangôzei”, disse o humorista. “Cheguei a xangôzar no quarto, vei. Ave, Maria”, completou. Depois, foi a vez de Karol Conká. “Você falando é muito engraçado. ‘Eu chamei Xangô, véi'”, disse a rapper, imitando Lumena. Apesar de estarem ridicularizando uma religião de matriz africana, Lumena caiu na gargalhada com todos os outros. Ela ainda lembrou uma conversa que teve com Lucas. “Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando”, disse a baiana. O deputado disse que também vai pedir à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) para requisitar as gravações. “As referências extremamente ofensivas, acompanhadas de chacotas dos quatro participantes a uma entidade das religiões de matrizes africanas, estimulam o preconceito e os ataques à umbanda e ao candomblé. Dificilmente eles se refeririam dessa forma a Nossa Senhora ou à Biblia”, disse.

Comentários