Search
Close this search box.
Especialista alerta que Cabo Frio já pode ter segunda variante da Covid-19, duas pessoas já morrem no Rio

Especialista alerta que Cabo Frio já pode ter segunda variante da Covid-19, duas pessoas já morrem no Rio

Por Rlagos Notícias

21 de fevereiro de 2021

Compartilhar no WhatsApp

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio (SES) investiga oito possíveis novos casos da variante britânica do novo coronavírus. Na quarta-feira (17), o estado já havia confirmado a existência na nova cepa , quatro com a variante brasileira e um com a britânica. No mesmo dia foi divulgada e morte do primeiro desses cinco pacientes. Na sexta-feira (19), morreu a segunda pessoa contaminada com a nova variante no estado.

Cabo Frio cidade da Região dos Lagos recebeu turistas de todo o estado durante o carnaval, a prefeitura da cidade não tomou se quer uma medida para evitar, as festas clandestinas e as aglomerações, em bares casas de shows e bares.

De acordo com a SES, um dos pacientes diagnosticados com a nova variante mora no Rio de Janeiro, mas, dias antes de manifestar sintomas, participou de uma reunião de família, em Nova Friburgo, com pelo menos outras oito pessoas. Todas estão sendo analisadas pela secretaria.

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, a chegada das variantes da Covid-19 ao estado era prevista. Tanto que uma nota técnica sobre o tema já havia sido enviada aos municípios no início do mês, com recomendações sobre a identificação dos novos casos.

O dono da casa foi diagnosticado com Covid-19 um dia após a reunião. A investigação epidemiológica aponta que o caso identificado da cepa britânica pode estar relacionado a este caso de Nova Friburgo. O homem não relata viagens a locais onde a variante esteja em circulação em contato com pessoas que estiveram nestas áreas.

Ele já está recuperado da doença e, segundo o poder estadual, prestou todas as informações necessárias. Segundo a secretaria, o sequenciamento genético não será possível pois não há material para análise.

Ao todo, o Estado do Rio possui cinco casos confirmados de novas variantes, sendo um deles com a do Reino Unido (B.1.1.7.) e outros quatro com a mutação encontrada em Manaus (P.1).

Dois deles morreram, sendo um morador de Belford Roxo e outro vindo de Manaus. A SES destaca que, em ambos os casos, não é possível afirmar que houve agravamento dos casos por causa da mutação do vírus.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

21 de fevereiro de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!