Bocão do Povo – Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quarta – Feira (24)

Lumena e Karol do governo de Zé; Exonerações a vista!; Zé do arquiteto ; Zé da barraca; Jesus pensando nos Autistas; A Pastelada em Brasília; O trem de Vantoil; Segurança no 2º distrito;

117

Lumena e Karol do governo de Zé

O governo do Zé tem dois assessores muito próximos do prefeito que estão sendo chamados pelos nomes das duas participantes mais odiadas do BBB21: Lumena e Karol Conká. As “duas” já são apontadas nos corredores e, como as participantes do BBB, vivem querendo mandar em tudo. Lumena adora uma militância desde que seja ela a dona da bandeira. Carol, elitista e arrogante, devidio talvez a maior proximidade com o prefeito, gosta de maltratar os funcionários e vive aos berros com o pessoal do cafezinho. Os funcionários da prefeitura sonham com o dia em que as duas figuras estarão no “paredão”.

Exonerações a vista!

O ex-prefeito Marquinho Mendes pode assumir a secretária de Saúde de Cabo Frio. O nome dele foi discutido numa reunião da cúpula do governo, na noite desta quarta-feira. Segundo uma fonte da Rlagos presente a reunião, o prefeito José Bonifácio teria batido o martelo e a exoneração do secretário Felipe Fernandes é uma questão de dias ou horas. Felipe vem perdendo apoio político e ontem ele e a equipe da pasta foram duramente criticados pelo vereador Vanderson Bento na Tribuna da Câmara. O lider do governo, Davi Souza, presente a Sessão se calou diante das críticas. Caso a mudança se confirme e Marquinho Mendes assuma a Saúde será o segundo ex-prefeito no governo Bonifácio que já tem em seus quadros o ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga.

Zé do arquiteto

O prefeito de Cabo Frio-RJ, José Bonifácio (PDT), acompanhou o arquiteto Marcos Flaksman em uma visita ao Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb com o objetivo de avaliar o prédio, verificando as revitalizações necessárias para a retomada das atividades. O local está fechado há quatro anos e é um dos maiores equipamentos culturais do município. Bonifácio afirmou, que está direcionando esforços para a reabertura do teatro, assim como Marcos Flaksman, autor do projeto original do espaço, que prevê um upgrade com ações seletivas e objetivas para restaurar a área o mais breve possível. O espaço cultural oferece mais de 200 lugares, além de camarins, salas multiuso, espaços laterais e jardins. Também acompanharam a visita os secretários de Cultura, Clarêncio Rodrigues, de Ambiente, Juarez Lopes, o engenheiro executor da obra, Luiz Henrique Cardoso e demais técnicos culturais.

Equipe na Rua

Com objetivo de oferecer acolhimento e encaminhamento aos serviços oferecidos pela rede municipal às pessoas em situação de rua, equipes da Prefeitura realizaram ação nesta terça-feira. Das 10 pessoas abordadas, cinco aceitaram acolhimento e foram encaminhadas para a Casa de Passagem e Centro de Acolhimento. As outras cinco foram orientadas de acordo com as demandas apresentadas. Foram realizados, ainda, encaminhamentos para o serviço de solicitação de segunda via de certidão de nascimento, benefício eventual de auxílio viagem e encaminhamento para o Pronto Atendimento (UPA).

Zé da barraca

Equipes da Prefeitura de Cabo Frio-RJ retiraram na manhã dessa última terça-feira (23), duas barracas localizadas na Praia Dunas do Peró, que estavam funcionando de forma irregular. As estruturas se encontravam na área de preservação inseridas na APA Pau Brasil. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, sete barracas funcionavam no local e todas foram notificadas no início de fevereiro, mas apenas duas insistiram em ficar na localidade, sendo retiradas em operação conjunta entre diversas secretarias.

Jesus pensando nos Autistas

O vereador Roberto Jesus, propôs na sessão ordinária desta terça-feira (23), a criação da Clínica Escola do Autista em Cabo Frio. A unidade tem como objetivo oferecer ensino personalizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), potencializar a socialização, aperfeiçoar tratamentos, possibilitar o acesso ao ensino regular, formar e capacitar profissionais qualificados para tratamento e acompanhamento das pessoas com TEA e familiares, além de difundir informações e treinamento profissional sobre o transtorno. O TEA (Transtorno do Espectro Autista), comumente conhecido como autismo, é um distúrbio do desenvolvimento que atinge um número cada vez maior de crianças.   Apesar dos avanços no conhecimento, existem muitos desafios relacionados a esse problema, como o diagnóstico e a exclusão social do autista. “Embora hoje em dia se considere que o diagnóstico deve ser feito no máximo até os 3 anos, várias crianças ainda deixam de recebê-lo nesse período – e nem sempre por falta de oportunidade ou avaliação médica. Detectar o transtorno de fato não é simples. Por envolver manifestações comportamentais, ele exige uma observação clínica”, disse o Roberto Jesus. O Projeto de Lei 049/2021 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça.

A Pastelada em Brasília

O prefeito, Fábio do Pastel, chegou hoje a Brasília, cumprindo agenda de visitas a parlamentares em busca de investimentos para São Pedro da Aldeia. O primeiro encontro foi com o deputado federal Gutemberg Reis, a quem o prefeito solicitou emendas de investimentos para o município. Estiveram presentes o assessor do parlamentar, Mazinho Neto, o vereador Jean Pierre, o advogado Pedro Canellas e o chefe de gabinete, Moisés Batista.“Este é apenas o início da nossa visita, estaremos seguindo uma agenda de encontros com outros parlamentares para conversar sobre a viabilização de novos recursos para nossa cidade”, relatou Fábio.

Pastel do acordo

O antigo prédio do Instituto de Proteção e Assistência à Criança (IPAC/RJ) será cedido para a Prefeitura de São Pedro da Aldeia-RJ. A administração municipal fará uso gratuito do espaço, localizado no Centro da cidade, durante oito anos. O acordo foi fechado em uma reunião entre o prefeito, Fábio do Pastel (Podemos), e o advogado e presidente do instituto, Juquinha Ferreira da Costa. O local receberá uma visita técnica para avaliação das estruturas.

O trem de Vantoil

prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins está em Brasília desde ontem com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano Eronildes Bezerra em busca de recursos para revitalizar a Praça da Estação. O prefeito já tem o projeto pronto e prevê a instalação de um polo gastronômico no local. A praça ganharia uma Maria Fumaça cujos vagões abrigariam os restaurantes. Vantoil acredita que projeto, que tem custo estimado em R$ 770 mil, vai alavancar o turismo e criar um novo point turístico no município. O prefeito e Eronildes retornam a Iguaba nesta quinta-feira.

Manoela e o secretário

A prefeita de Saquarema Manoela Perez (DEM), esteve na tarde de terça – feira (23), com o Secretário de Esporte do Estado do RJ e sua equipe, que visitaram as obras do nosso Centro de Treinamento, Museu e Escola de Surf, em Itaúna. Conversamos sobre possíveis parcerias e projetos no esporte para o nosso município e ele conheceu um pouco mais os nossos investimentos no setor.

Segurança no 2º distrito

A população de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai poder contar com uma ação inédita que vai aproximar a Polícia Civil de crianças, mulheres e idosos vítimas de violência no segundo distrito. O Serviço de Apoio de Combate à Violência Doméstica Infantil e ao Idoso vai passar a funcionar a partir desta quarta-feira (24). Os moradores que forem vítimas de algum tipo de violência e que precisarem abrir um registro de ocorrência poderão se dirigir ao DPO de Unamar. O atendimento nesta quarta será realizado das 11h às 14h. No primeiro momento, os atendimentos serão realizados uma vez por semana e pode ser estendido de acordo com a demanda. A ação é uma parceria entre Polícia Civil, Prefeitura e Polícia Militar, que cedeu o espaço no DPO para o atendimento.

Homenagem da ALERJ para 132ª DP

A delegacia de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, vai mudar de comando a partir desta semana. Depois de dez meses à frente da 132ª DP, a delegada Patrícia Aguiar deixa a distrital para voltar à capital, onde assumirá a 4ª DP, na Praça da República, no centro do Rio. Em seu lugar, assume o delegado Ruchester Marreiros, que estava lotado no Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI). A transição acontecerá nesta quinta-feira (25), às 11h. Patrícia Aguiar, que está celebrando 20 anos de carreira, comemora também os resultados positivos alcançados com os trabalhos realizados pela sua equipe à frente da delegacia de Arraial do Cabo. Um dos pontos mais importantes, na opinião da delegada, foi a aproximação e a sintonia entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público, que permitiram a realização de ações em conjunto, com respostas expressivas.

Comentários