Search
Close this search box.
Projeto prevê tarifa social para o gás de cozinha aos inscritos no Bolsa Família

Projeto prevê tarifa social para o gás de cozinha aos inscritos no Bolsa Família

Por Rlagos Notícias

24 de fevereiro de 2021

Compartilhar no WhatsApp

O Congresso Nacional abriu os olhos para o que qualquer dona de casa sabe muito bem. Pelo IPCA-15 medido em fevereiro de 2021, a variação percentual acumulada em 12 meses foi de 4,57%. Mas o preço do gás de botijão aumentou 13,53% no mesmo período.

Chocado, o deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) deu entrada num projeto de lei criando o programa Gás Social, destinado a subsidiar o gás para as famílias de baixa renda, por meio de uma tarifa social correspondente a 50% do preço do botijão, que seria vendido em estabelecimentos credenciados.

O nobre, que é do mesmo partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), garante que há grandes chances de o projeto entrar na pauta — e ser aprovado.

O programa seria custeado pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que já é cobrada sobre a importação e a comercialização de petróleo, gás natural e álcool etílico combustível e seus deriivados.

Para ter direito ao benefício, a família deverá estar cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e deverá estar enquadrada nos critérios do Bolsa Família.

“A inflação pelo IPCA-15, , em fevereiro, ficou em 0,48%,, mas o gás de botijão aumentou 3,18%. É razoável o botijão subir isso tudo em apenas um mês, no meio da crise social que e estamos atravessando? A ideia é termos o Gás Social especificamente para as pessoas que ocupam a faixa de baixa renda, a exemplo da tarifa social que já existe em energia elétrica”, explica o deputado.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

24 de fevereiro de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!