Bocão do Povo – Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Sexta – Feira (26)

Zé receber deputada; Zé do Mico; Codeço do Caps; Swell do Valão; Vidal da emoção; Pagamento com Pastel;Vacina Fake no Arraial; O X9 de Saquarema

103

Zé receber deputada

A deputada estadual Renata Souza e o prefeito José Bonifácio se reuniram nesta sexta-feira, para uma audiência na Prefeitura de Cabo Frio. O encontro ocorreu para tratar de assuntos relacionados ao Hospital da Mulher, e a deputada relembrou os problemas encontrados no local em 2019, ano em que ela presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alerj para investigar denúncias de violência obstétrica e outros temas relacionados à saúde da mulher. O relatório final da CPI propôs 11 projetos de lei voltados para a saúde feminina e parto humanizado. José Bonifácio garantiu que as propostas serão analisadas pela equipe de Saúde da Cabo Frio e afirmou que irá direcionar esforços para o combate à violência obstetrícia. Presentes na audiência estavam também o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Davi Souza, e a vice-prefeita Magdala Furtado, que parabenizou o trabalho de Renata Souza e expressou a preocupação do governo em garantir um bom atendimento para a população mais carente.O secretário de Saúde, Felipe Fernandes, informou que busca a melhoria da atenção básica na rede municipal, e que um dos focos deste atendimento é o pré-natal, que pode evitar mortes e problemas na gestação e parto.Ao fim do encontro, a deputada fez uma visita ao Hospital da Mulher para acompanhar as melhorias na unidade de saúde.

Zé do Mico

O prefeito de Cabo Frio-RJ, José Bonifácio(PDT), assinou o Decreto Nº 6.457, que declara como utilidade pública o terreno da Associação dos Funcionários do Banerj. A área está localizada no Centro Hípico do município, em Tamoios, Segundo Distrito da cidade, e o objetivo é utilizar esse espaço para alocar a sede do Parque Natural Municipal do Mico Leão-Dourado, oficialmente criado em de 27 de março de 1997, localizado junto à margem direita do Rio São João.

Regularização em Tamoios

Buscando a regularização do comércio em Tamoios, a Prefeitura de Cabo Frio começou, nesta quinta-feira (25), uma ação educativa nos estabelecimentos: uma vez por semana uma equipe vai orientar os comerciantes sobre a importância de obter o alvará de funcionamento. De acordo com a secretária-adjunta de Fazenda em Tamoios, Luanna Cabral, aos estabelecimentos que ainda não estão regularizados está sendo dado um prazo para que o proprietário dê entrada no processo de alvará na Secretaria Adjunta de Fazenda em Tamoios. Ela ainda ressaltou a importância da medida para o crescimento do segundo distrito, fortalecimento do comércio e aumento da arrecadação municipal.

Codeço do Caps

A vereadora Alexandra Codeço, por meio da indicação 028/2021, solicita implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Segundo Distrito.  O assunto foi debatido em plenário nesta terça-feira (23). O CAPS faz parte do contexto das políticas públicas atuais em saúde mental que privilegiam a transição do antigo modelo assistencial para um novo modelo, estruturado a partir da assistência e adoção de cuidados, visando o tratamento do paciente com redução do número de leitos nos hospitais psiquiátricos. Na mesma sessão, a indicação 055/2021, também de autoria da vereadora Alexandra Codeço, solicita a reforma da Praça da Gamboa, localizada na Rua José Rodrigues Póvoas. “Esta é uma reivindicação da população. Ressaltamos que é um local que beneficia não somente aos moradores, mas também aos comerciantes e turistas por estar ao lado da Rua dos Biquínis. Devemos salientar que a reforma da praça pública também é fator de segurança pública e integração social”, disse Alexandra. As indicações foram aprovadas em sessão ordinária e serão encaminhadas ao Executivo.

Swell do Valão

O vereador Josias da Swell, por meio da indicação 0198/2021, solicita que sejam tomadas as providências necessárias para o desassoreamento e limpeza das galerias do Canal do Valão, nas proximidades do residencial Monte Carlo, no bairro Jardim Esperança. A indicação foi aprovada em sessão ordinária e será encaminhada ao Executivo. “É notório que o assoreamento e a obstrução das galerias do Canal do Valão ocasionam graves problemas aos moradores daquela região, principalmente alagamentos em épocas de forte chuva. O que se pede através desta indicação é contribuir na prevenção de alagamentos e também gerar maior segurança aos moradores daquela localidade”, disse Josias.

Prioridade no Salário

O vereador Leo Mendes, por meio da Indicação 0207/2021, solicita ao Excelentíssimo Senhor Prefeito a priorização do pagamento da folha salarial do mês de dezembro de 2020 dos funcionários da área da saúde. O assunto foi debatido na sessão ordinária desta terça-feira (23). “É muito triste ver um profissional da saúde trabalhando na linha de frente em uma pandemia e sem ter o que comer em casa. O governo deve pelo menos informar como será feito esse pagamento, se haverá e como será feito o parcelamento para que as pessoas possam se organizar”, disse o vereador autor. A Indicação foi aprovada pelos vereadores presentes e será encaminhada ao Executivo.

Vidal da emoção

O presidente da COMSERCAF, o ex-vereador Jefferson Vidal usou uma rede social para homenagear a irmã, Janaina Revelles nesta sexta-feira. Ela foi exonerada ontem, da Secretaria de Assistência Social pelo prefeito José Bonifácio. Jefferson não passou recibo e preferiu exaltar as qualidades da irmã. “Saiba, minha irmã, que estaremos sempre juntos enfrentando cada desafio. Nada vai nos abalar. Te amo!” escreveu Jefferson.

Pagamento com Pastel

A prefeitura de São Pedro da Aldeia-RJ informa que iniciou o pagamento dos servidores municipais. Nesta sexta-feira (26), o salário referente ao mês trabalhado de fevereiro está disponível em conta. O prefeito, Fábio do Pastel (Podemos), ressalta a dedicação das secretarias envolvidas, mesmo em um momento de crise econômica em função da pandemia do coronavirus (COVID-19). Com o empenho conjunto das equipes da Secretaria de Administração, Subsecretaria de Recursos Humanos e Secretaria de Fazenda, que fazem todo o levantamento e preparação da folha de pagamento, os valores foram encaminhados para as instituições bancárias para quitação dos salários. O compromisso do governo municipal é de pagar até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

Vacina Fake no Arraial

Em Arraial do Cabo-RJ, circula nas redes sociais uma Fake News sobre a vacinação de idosos contra a covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde informa que estão sendo vacinados idosos acima de 85 anos. As faixa etárias seguintes serão imunizadas conforme a Secretaria de Estado de Saúde enviar as doses à Prefeitura, seguindo o calendário municipal de vacinação. A Secretaria de Saúde do município orienta, ainda, que os cabistas devem se informar sobre a vacinação, através da rede social oficial da Prefeitura ou do site oficial do Município (www.arraial.rj.gov.br).

O X9 de Saquarema

Com o X9 voador de Saquarema, cada voo é um crime ambiental novo. Ontem levamos um caminhão preso em flagrante por aterrar o Brejo do Mutum, dentro da APA de Massambaba, e hoje fomos lá e demolidos as simulações de construção que estavam sendo erguidas. Pelo X9 Voador não passa nada!

Vacina em Rio das Ostras

Mais vacinas contra a Covid-19 chegaram a Rio das Ostras-RJ na quinta-feira (25). As 1.130 doses da Oxford/AztraZeneca vão reforçar a estratégia de imunização do Município. A cidade está dando sequência ao Plano Municipal de Vacinação. Desde 19 de janeiro mais de 3.800 doses já foram aplicadas. Até sábado (27) estão sendo vacinados idosos a partir de 85 anos, em três pólos da Cidade. O atendimento acontece das 9h às 16h, nos seguintes locais: Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros – Rua Nova Friburgo, s/nº, Jardim Marilea Escola Municipal Rio das Ostras – Rua Santa Catarina, s/nº, Cidade Praiana Colégio Municipal Professora América Abdalla – Rua Carlos Viana, s/nº, Nova Esperança Para receber a vacina, é preciso levar documento com foto e CPF ou Cartão SUS.

Assinou com a Índia

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o cônsul geral da Índia, Amit Kumar Mishra, em seu gabinete, no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (26). O objetivo foi formalizar uma carta de intenções para agilizar a compra, pelo município, da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 desenvolvida pela Índia, tendo em vista que o Superior Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios podem comprar a vacina, inclusive as fabricadas em outros países.Durante o encontro, também foi assinado memorando estreitando as relações de Macaé com a Índia para o Pacto Tecnológico com ênfase no hub óleo, gás e energia, fomento do Programa de Startup local e ampliação do desenvolvimento econômico, de trabalho e renda no município. A reunião foi importante para alinhar o compromisso do prefeito de vacinar a população macaense. Para facilitar a aquisição das doses, Welberth também criou um consórcio de municípios da região para a compra unificada de vacinas contra a Covid-19. Ele disse que oito municípios já aderiram e a ideia é que pelo menos 12 se juntem ao projeto. O pedido do prefeito para que o consulado agilize a chegada das doses da vacina ao município ocorre devido à grande demanda mundial que gera atraso na chegada ao país do insumo necessário para a produção local do imunizante desenvolvido pela Índia.

Comentários